Kriol Jazz Festival com dose dupla em Portugal e Cabo Verde

Águeda vai acolher o primeiro Kriol Jazz Festival fora das ilhas da morabeza, nos dias 29 e 30 de março.

20 de março de 2025 às 17:00
Kriol Jazz Festival Foto: Direitos Reservados
Kriol Jazz Festival Foto: Tiago Sousa Dias
Kriol Jazz Festival Foto: Tiago Sousa Dias
Kriol Jazz Festival Foto: Tiago Sousa Dias

1/4

Partilhar

Depois de treze edições na cidade da Praia e uma edição extra na ilha do Sal, o Kriol Jazz Festival (KJF) chega a Portugal.

O evento vai decorrer no Centro de Artes de Águeda com quatro concertos em duas noites, com início no sábado, 29 de março. A abertura do palco está a cargo da artista cabo-verdiana Élida Almeida. A cantora e compositora conta com dez anos de carreira e muito sucesso conquistado com as suas enérgicas interpretações na música tradicional de Cabo Verde. Seja batuque, tabanka ou funaná, o ritmo é para dançar. Na mesma noite atuam os Sixun com um projeto que promete muito ritmo, diversão e improviso. Juntaram-se em 1984 e tocaram durante mais de duas décadas. Seguiram outros projetos e durante a pandemia os seis músicos voltaram a tocar juntos. Paco Sery, um dos grandes bateristas a nível mundial, será um dos músicos em palco e em edições passadas do KJF, o costa-marfinense, interagiu e deslumbrou o público com a sua habilidade e talento.

Pub

No domingo 30 de março o primeiro concerto da noite é com o pianista de jazz Mario Canonge. Nascido na Martinica e com estudos musicais em Paris, Mario Canonge, vai interpretar ritmos latinos e caribenhos em conjunto com o baterista Tilo Bertholo e o baixista Michel Alibo. O festival fecha com chave de ouro, com o Saxofonista Kenny Garrett. O norte-americano fez parte da banda de Miles Davis e tem as suas raízes musicais no jazz, soul e R&B.

Nos dias 10, 11 e 12 de abril o KJF terá a 14ª edição na cidade da Praia. Depois da atuação em Águeda, os Sixun e o Trio de Mario Canonge vão marcar presença na ilha de Santiago. O cartaz assinala também os concertos de Sona Jobaeteh, da Gâmbia, dos espanhóis Las Karamba, dos Estados Unidos vem Michelle David and the True Tones, o angolano Bonga e os cabo-verdianos Nancy Vieira e Mário Lúcio. O KJF vai também apresentar dois projetos de fusão entre músicos Cabo Verde e de outras nacionalidades. Com os Cabo Cuba Jazz a fusão é com músicos de Cuba e Países Baixo. Com Kriol-Kreyol a fusão dá-se com músicos de Guadalupe e Martinica.

O KJF é antecedido pelo Atlantic Music Expo (AME), que acontece entre os dias 7 e 10 de abril, também no Plateau da cidade da Praia. No dia 10, o palco que encerra o AME é o mesmo que abre o KJF, como é tradição entre os dois eventos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar