Kriol Jazz Festival agita Cabo Verde
Primeiro dia do festival, no Bairro da Achadinha, conquista público da ilha de Santiago.
O bairro popular Achadinha de Cima, situado no coração da Cidade da Praia, acolheu este sábado o arranque do Kriol Jazz Festival 2015, pouco passava das 9 da noite quando Manuel da Candinho entrou em palco com o seu Quarteto Tradicional, o consagrado guitarrista que iniciou a sua carreira em 1978 e que chegou a acompanhar nomes como Bana, Ildo Lobo ou Cesária Évora, deu os acordes certos no seu violão para que o público começasse a festa. Seguiu-se o jovem guitarrista Hélder "Pelada" Rodrigues que se apresentou no Kriol Jazz com um som mais experimental tendo como ponto de partida a música tipica Cabo-Verdiana. O momento mais esperado da noite foi o concerto da artista revelação deste ano do Cabo Verde Music Awards, Elida Almeida, o seu primeiro disco "Ora doce ora margos" cujo tema "Nta Konsigui" faz parte da banda sonora da telenovela portuguesa "A única mulher", foi rapidamente acolhido pelos cabo verdianos, que com ela cantaram grande parte dos temas do seu CD.
O Kriol Jazz Festival faz agora um pequeno intervalo e voltará na quinta-feira dia 9 para mais três dias de boa música onde estarão em palco nomes como Dino D'Santiago em dueto com a fadista Fábia Rebordão, a cabo-verdiana Lura e os consagrados Richard Bona natural dos Camarões e a norte-americana Esperanza Spalding.
Na noite de segunda-feira dia 6 o Primeiro-ministro de Cabo Verde José Maria Neves e o seu Ministro da Cultura Mário Lúcio deram inicío na Assembleia Nacional ao Antlantic Music Expo ( AME ), primeiro com a Batucadeiras Nôs Herança com a sua dança tradicional ao som do batuque, depois o Músico e compositor Vasco Martins deliciou a Plateia da Assembleia com cerca de 30 minutos de improviso ao piano. A Orquestra Nacional fechou a noite com a interpretação de alguns dos mais marcantes temas da música das terras de morabeza como 'saúde' ou 'Fomi 47'. o AME continua nos dias 7, 8 e 9 no Plateau, centro histórico da Cidade da Praia, com conferencias e workshops dedicados aos profissionais da música e com vários artistas no palco como oo portugues Olavo Bilac, a guineense Karina Gomes, a cabo-verdiana Jenifer solidade, os Rapaz 100 Juízo, e artistas oriundos da Nigéria, Brasil, Martinica, EUA, México, Alemanha, Luxemburgo, Senegal e Moçambique.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt