Leffest começa hoje com sessão esgotada de filme de Jim Jarmusch

19.ª edição decorre até ao dia 16 de novembro em várias salas de Lisboa, como cinemas São Jorge e Nimas e Teatro do Bairro, e, pela primeira vez, da Amadora.

07 de novembro de 2025 às 07:21
Leffest Foto: DR
Partilhar

O Lisboa Film Festival (Leffest) começa esta sexta-feira com o filme "Father Mother Sister Brother", de Jim Jarmusch, e "O agente secreto", com o ator brasileiro Wagner Moura, em duas sessões já esgotadas.

À 19.ª edição, o Leffest leva a Lisboa "os grandes realizadores, atores e artistas do nosso tempo", refere a organização, propondo um programa com "muitos dos filmes mais aguardados e premiados do ano, alguns em melhor posição na corrida aos Óscares".

Pub

A abertura, no Cinema São Jorge, é com o mais recente filme de Jim Jarmusch, premiado este ano em Veneza, que cruza três histórias sobre laços familiares, interpretadas por Tom Waits, Adam Driver, Mayim Bialik, Charlotte Rampling e Cate Blanchett.

Também premiado em Veneza, o filme "The Voice of Hind Rajab", da realizadora tunisina Kaouther Ben Hania, sobre uma menina palestiniana morta pelo exército de Israel, junta-se à programação do Leffest.

O festival, fundado pelo produtor Paulo Branco, vai também apresentar, por exemplo, "Blue Moon", de Richard Linklater com Ethan Hawke, "Hamnet", de Chloé Zhao, "Die my love", de Lynne Ramsay, ou "The wizard of the Kremlin", com Jude Law no papel do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e que contará com a presença em Lisboa do cineasta Olivier Assayas.

Pub

Entre os convidados está o ator brasileiro Wagner Moura, a quem o festival presta homenagem, as artistas norte-americana Kim Gordon e Laurie Anderson, a realizadora húngara Ildikó Enyedi e o realizador norte-americano Hal Hartley, de quem vai ser servida uma retrospetiva.

No cinema português, o Leffest presta a homenagem à atriz portuguesa Isabel Ruth, indissociável do Novo Cinema Português, e fará primeiras exibições nacionais de "As meninas exemplares", de João Botelho, "Entroncamento", de Pedro Cabeleira, e "Maria Vitória", de Mário Patrocínio.

A 19.ª edição decorre até ao dia 16 de novembro em várias salas de Lisboa, como cinemas São Jorge e Nimas e Teatro do Bairro, e, pela primeira vez, da Amadora.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar