page view

Tudo a postos para o arranque do LEFFEST 2025

Evento arranca no próximo dia 7, com filme de Jim Jarmusch.

01 de novembro de 2025 às 01:30

O LEFEST 2025, que decorre entre os próximos dias 7 e 16, já revelou o programa completo com todos os horários das sessões, atividades e eventos paralelos. Os bilhetes também já foram disponibilizados e a venda está a correr “melhor do que no ano passado”, com algumas das sessões já “praticamente “esgotadas”, segundo anunciou o produtor Paulo Branco.

"Acabámos de anunciar horários e o cartaz completo e estamos muito felizes por, mais uma vez, termos conseguido reunir e trazer grandes nomes. Vamos ter este ano Wagner Moura, a Kim Gordon - cantora e compositora dos Sonic Youth - , a Kristen Stewart, a Laurie Anderson, a MIranda Richardson e a Stacy Martin, os realizadores Rodrigo Moreno, o Hal Hartley, entre mais de 85 convidados internacionais", começou por enumerar o produtor de cinema Paulo Branco, diretor do Lisboa Fim Festival, transparecendo o "orgulho", mas também o peso da "responsabilidade". Gerir um festival que se espalha por oito salas, com milhares de espetadores e tantas figuras de topo deixa, por estes dias, a organização a braços com uma grande operação logística gigantesca: "estamos naquela fase em que se passa da alegria de saber que os vamos ter cá aquele anseio de que tudo corra bem". 

O festival arranca no dia 7, com a exibição de 'Father Mother Sister Brother', o novo tríptico de Jim Jarmusch, com Tom Waits e Cate Blanchett, entre outras atividades de um programa que, além dos filmes da seleção oficial (dentro e fora da competição), inclui ainda homenagens às atrizes Isabel Ruth e Marisa Paredes e ao compositor Arvo Pärt; ciclos sobre o novo cinema espanhol, a cinematográfica da Ásia Central ou um especificamente dedicado ao tema dos 'Exílios'; um encontro de escolas de cinema e até música, como o cine-concerto de Charlie Chaplin, a 13 de novembro, ou o  concerto do GGG Trio, a 11 de novembro.

"Todos os anos tentamos que seja melhor, pelos convidados como pelas escolhas na programação e temos conseguido que seja uma retrospetiva do que melhor se fez durante o ano a nível de produção cinematográfica no mundo, com filme que têm tido tanto o reconhecimento da crítica como do público", frisou Paulo Branco.

O Festival, que tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Lisboa, terá oito palcos na capital - com extensão (este ano) à cidade da Amadora - nomeadamente o Cinema São Jorge, Cinema Medeia Nimas, Culturgest, Teatro do Bairro, Auditório dos Recreios da Amadora, Cineteatro D. João V, Galeria Zé dos Bois e NOS Amoreiras. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8