Leffest estreia filmes nacionais e alarga-se à Amadora
A 19ª edição do festival vai decorrer entre os dias 7 e 16 de novembro.
De 7 a 26 de novembro, Lisboa volta a ser o epicentro do cinema mundial com a 19ª edição do Leffest - Lisboa Film Festival, que este ano se estende-se à cidade da Amadora, um alargamento que procura “alcançar novos públicos, sobretudo entre aqueles que não têm por hábito ir às salas”, segundo explicou o produtor e diretor do certame.
No novo ‘território’, o festival vai ter sessões no Auditório dos Recreios da Amadora e no Cineteatro D. João V, a par com os cinemas São Jorge e Nimas, a Culturgest, o Teatro do Bairro, a Galeria Zé dos Bois e as salas NOS Amoreiras, na capital.
Quanto à programação, o Lisboa Film Festival vai abrir com ‘Father Mother Sister Brother’, de Jim Jarmusch, que recentemente venceu o Leão de Ouro no festival de Veneza, mas cuja presença no evento ainda está por confirmar, tal como acontece com o realizador Gus van Sant ou a atriz Kristen Stewart, dos quais vão ser exibidos os filmes ‘Dead Man’s Wire’ e ‘The Chronology of Water’, respetivamente. Lembrando que ainda falta um mês para a realização do certame, Paulo Branco garante que todas as “supressa vão ser entretanto anunciadas oficialmente no site oficial” do evento. Confirmadas já estão as presenças do ator e realizador Wagner Moura, dos cineastas Olivier Assayas e Hal Hartley, bem como a compositora Kim Gordon (Sonic Youth), a atriz Stacy Martin ou os realizadores Rodrigo Moreno e Manuel Martín Cuenca.
Além dos filmes, dentro e fora da competição, a programação integra ciclos temáticos (‘Revoluções’ e ‘Exílios’, que integra uma exposição de um coletivo de artistas palestinianos), ciclo sobre cinema espanhol e outro procedente da Ásia Central, cine-concertos (Charles Chaplin) e homenagens ao compositor Arvo Pärt, à atriz portuguesa Isabel Ruth (nome indissociável do Novo Cinema Português), e à desaparecida Marisa Paredes.
Na programação, destaca-se também a filmografia portuguesa, com a antestreia de ‘As Meninas Exemplares’, filme de João Botelho inspirado numa obra literária de Condessa de Segur e que é uma homenagem à artista plástica Paula Rego, e ‘Maria Vitória’, de Mário Patrocínio. Na competição oficial figura também uma película nacional: ‘Entroncamento’ de Pedro Cabeleira, que compete com filmes como ‘Blue Moon’, de Richard Linklater ou ‘The President’s Cake, de Hasan Hadi.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt