Morreu a cantora brasileira Rita Lee
Cantora brasileira foi diagnosticada com cancro de pulmão em 2021 e estava a fazer tratamentos contra a doença.
Rita Lee, estrela do rock brasileiro, morre aos 75 anos, informa a família em comunicado. A cantora brasileira foi diagnosticada com cancro de pulmão em 2021 e estava a fazer tratamentos contra a doença.
"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, na sua residência, em São Paulo, no final da noite de segunda-feira, cercada de todo o amor da sua família, como sempre desejou", escreveu a família em comunicado.
O velório da cantora vai ser aberto ao público e decorrerá no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, esta quarta-feira.
Rita Lee nasceu em São Paulo, em 1947, e começou a dar os primeiros passos no mundo da música em criança. Na infância teve aulas de piano com a pianista clássica brasileira Magdalena Tagliaferro.
Antes de se lançar numa carreira a solo, Lee fazia parte da banda de rock "Mutantes". O grupo era composto também por Sérgio Dias e Arnaldo Baptista - com quem a cantora tinha uma relação.
Foi o fim do casamento com o cantor brasileiro, em 1972, que motivou a saída de Rita Lee da banda.
O primeiro álbum a solo "Build Up", mas ainda gravado com os "Mutantes", foi lançado em 1970. Em 1972 lançou "Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida".
Antes de apostar numa carreira a solo, Rita Lee integrou a banda "Tutti Frutti". Com o grupo, também de São Paulo, a cantora lançou cinco álbuns.
A partir de 1979 a artista falecida voltou a dedicar-se à carreira a solo, muito apoiada pelo companheiro Roberto de Carvalho, com quem acabaria por casar.
O álbum homónimo "Rita Lee", lançado em 1979, foi um dos mais bem sucedidos da cantora e conta com um dos êxitos mais ouvidos da brasileira, a canção "Mania de Você".
Em 1985 a cantora subiu ao palco do primeiro Rock in Rio da história, no Rio de Janeiro, para cantar músicas do álbum "Rita e Roberto", com Roberto de Carvalho.
A carreira de Rita Lee ganhou bastante popularidade e a cantora é considerada uma das figuras do Rock brasileiro. Em 2001 foi distinguida com um Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa.
A cantora retirou-se da atividade musical em 2012, depois de 34 álbuns a solo. O último álbum de músicas inéditas saiu nesse ano.
A cantora admitiu numa autobiografia a luta que travou contra o alcoolismo. Na mesma biografia Rita Lee admitiu ter sido abusada sexualmente por um homem que foi a casa de sua mãe arranjar uma máquina de costura, quando tinha seis anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt