Morreu António Mega Ferreira
Jornalista de imprensa e televisão morreu aos 73 anos.
Morreu o jornalista de imprensa e televisão António Mega Ferreira, aos 73 anos. A notícia foi conhecida através de uma nota de pesar divulgada no site oficial da presidência.
Marcelo Rebelo de Sousa evocou "já com saudade" António Mega Ferreira e considerou-o como "um amigo de sempre" e "uma das figuras mais dinâmicas da cultura portuguesa do último meio século".António Mega Ferreira desempenhou vários papéis durante a vida, tendo cumprido funções como editor, ficcionista, ensaísta, cronista, poeta, tradutor e gestor cultural. "Foi um dos melhores da sua e minha geração campo da cultura", manifestou o presidente da República.O gestor cultural teve ainda um papel fundamental na Expo 98 naquele que foi "um momento transformador de Lisboa", tendo sido deixado na sombra o papel que teve enquanto escritor. Ainda assim, dedicou-se à escrita de romances biográficos, livros de crónicas ou de viagens, monografias e ensaios cultos. O último livro foi um dicionário de palavras.
Durante a visita que está a realizar esta segunda-feira ao território afetado pelo grande fogo na serra da Estrela, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou mais uma vez Mega Ferreia, relçando que foram colegas de liceu e que sempre foram muito próximos e amigos. "É muito raro encontrar uma pessoa assim no mundo da cultura", destacou ainda.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt