Morreu Glória de Matos, uma das maiores do teatro, aos 89 anos

Atriz foi também professora e até deu aulas de dicção a Cavaco Silva.

11 de dezembro de 2025 às 20:00
Glória de Matos, atriz e professora, faleceu aos 89 anos Foto: Glória de Matos
Atriz fez parte do elenco da primeira telenovela portuguesa 'Vila Faia' em 1982
Na peça 'Mulheres Altas'
No Teatro Villaret com Raul Solnado
Na peça 'As Barcas'
Glória de Matos com o marido Henrique Mendes
Na peça 'Quando é Que Tu Casas Com a Minha Mulher?", em 1966, no Teatro Villaret, em Lisboa.

1/7

Partilhar

Sonhou em ser bailarina, mas quando chegou a ocasião de se poder libertar "já era tarde". Como dizia que "desejava ser outras pessoas", acabou por seguir a carreira de atriz, tendo feito um percurso de mais de seis décadas ligadas especialmente ao teatro, mas também ao cinema e à televisão. Foi ainda professora na Escola de Teatro do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Teatro e Cinema, deu aulas de etiqueta e até ajudou Cavaco Silva a ultrapassar os seus problema de dicção. Glória da Matos, uma das maiores senhoras da representação nacional, morreu, esta quinta-feira, aos 89 anos, vítima de insuficiência cardíaca.

Pub

Nascida em Lisboa, a 30 de Maio de 1936 em Lisboa, iniciou a sua carreira de actriz aos 18 anos, fez parte da criação do Grupo de Teatro das Casa da Comédia, tendo em 1972 alcançado talvez o maior sucesso da sua carreira ao ganhar o prémio de Melhor Atriz na peça 'Quem tem medo de Virginia Woolf'. Integrou dezenas de produções das quais de destacam, em televisão, as novelas 'Vila Faia', 'Origens' ou 'Terra Mãe'. A sua última presença em palco tinha acontecido em 2017, na peça 'Odeio-te, Meu Amor' no Teatro Nacional D. Maria II.

Para lá da representação e do ensino, Glória de Matos foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social e assessora da Secretaria de Estado da Cultura. Foi casada com o locutor e apresentador de televisão Henrique Mendes. 

Pub

O corpo da atriz estará em câmara ardente na Igreja de S. João de Deus em Lisboa, este sábado entre as 18h e as 22h e domingo entre as 12h e as 15h30, hora em que decorrerá uma missa de corpo presente, sendo que o corpo seguirá para o Cemitério do Alto de S. João. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar