Nomeado curador português para primeira trienal de arte organizada pelo Vaticano

Trirenal vai decorrer no próximo ano em várias cidades do mundo.

30 de outubro de 2025 às 17:31
Vaticano Foto: Vatican Media Handout/Epa
Partilhar

A primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas, organizada pela Santa Sé, vai decorrer no próximo ano em várias cidades do mundo e terá o português Nuno Crespo como curador-chefe, foi esta quinta-feira anunciado, em Roma.

Designada "Art Cut -- Trienal de Arte das Universidades Católicas", a iniciativa é organizada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e pretende constituir-se como uma "vasta conversa" entre arte, educação e cultura, "sonhada" pelo cardeal português José Tolentino de Mendonça, afirmou Nuno Crespo, que é diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Pub

"O que propomos é uma exposição, espalhada pelo mundo, que reunirá artistas que falam diferentes línguas, que desenvolvem diferentes práticas poéticas, artísticas, culturais, sociais e políticas", explicou o curador, citado em comunicado.

Nuno Crespo destacou que, "comum a todos eles, é a convicção que a arte serve de veículo para uma conversa global acerca do mundo e do humano".

O programa curatorial da Trienal integrará artistas emergentes e consagrados de todo o mundo, em exposições presenciais e em plataformas digitais, numa lógica híbrida que incluirá instalações urbanas e colaborações com instituições académicas e artísticas.

Pub

Para a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, esta nomeação representa "o reconhecimento" do papel da universidade na promoção da diversidade e da liberdade da expressão artística.

"A Universidade Católica Portuguesa está comprometida com uma ideia de educação como promessa de futuro, que articule a qualidade profissional com a inovação, a sensibilidade estética e social", acrescentou a reitora.

O Dicastério para a Cultura e a Educação tem vindo a reforçar a sua presença no campo da arte contemporânea, com participações na Bienal de Veneza desde 2018 e a criação da galeria "Conciliazione 5", em Roma, no âmbito do Jubileu dos Artistas 2025.

Pub

O anúncio foi feito durante o congresso internacional "Educational Constellations - A Pact with the Future", promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, no contexto das comemorações do 60.º aniversário da Declaração Gravissimum Educationis do Concílio Vaticano II, documento de referência sobre o papel da educação na missão da Igreja.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar