Cemitério romano junto a IP2
Vestígios foram protegidos para evitar a sua destruição.
Os trabalhos de mobilização de terras e inertes para obras no IP2 colocaram a descoberto um antigo cemitério romano, junto à localidade de Santa Clara do Louredo, no concelho de Beja. Ao todo foram reveladas 10 sepulturas, com cerca de 1200 anos, num terreno particular de onde estavam a ser retiradas terras para um lanço de estrada.
Em duas das sepulturas ficaram visíveis várias ossadas. Num sepulcro foi identificado o crânio de uma criança. Os vestígios foram depois identificados e protegidos até que se iniciem as escavações, previstas para os próximos dias.A medida pretende evitar a destruição dos achados, dado que o local tem sido alvo de várias ‘romarias’ por parte da população.
A descoberta da necrópole não surpreende os arqueólogos.
"Em Santa Clara do Louredo houve uma grande ocupação ao longo dos tempos e têm-se encontrado muitos vestígios, sobretudo romanos", afirmou ao CM Susana Gabriel, arqueóloga da empresa Conduril, que acompanha os trabalhos.Esta necrópole poderá vir a figurar no novo Centro de Arqueologia e Artes de Beja, anunciado esta sexta-feira pela autarquia, com um investimento de 2,1 milhões de euros. A obra terá início em novembro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt