Óscares: A tradição já não é o que era
‘Parasitas’, do sul-coreano Bong Joon-ho, concorre com seis nomeações. Muitos dos filmes só podem ser vistos através do streaming.
A 92.ª edição do Óscares vai ficar marcada por uma guerra entre os estúdios cinematográficos de Hollywood e plataformas digitais como a Netflix, que este ano lidera com 24 nomeações.
Pela primeira vez, alguns dos títulos indicados para melhor filme - como ‘O Irlandês’ e ‘Marriage Story’ - nem passaram pelas salas de cinema portuguesas e apenas podem ser vistos em streaming.
Por outro lado, temos ‘Parasitas’, o filme sul-coreano que está a fazer história. Nomeada para seis galardões, a obra de Bong Joon-ho integra as categorias de melhor filme e melhor filme internacional, algo inédito para uma película asiática.
‘Joker’, de Todd Phillips, lidera a corrida com onze nomeações - incluindo melhor filme e melhor ator (Joaquin Phoenix) - seguido de ‘O Irlandês’, de Martin Scorsese, ‘1917’, de Sam Mendes, e ‘Era uma vez em... Hollywood’, de Quentin Tarantino, todos eles com dez. Na categoria principal juntam-se ainda ‘Marriage Story’, ‘Le Mans ‘66: O Duelo’, ‘Jojo Rabbit’ e ‘Mulherzinhas’.
Scarlett Johansson está indicada nas categorias de melhor atriz (‘Marriage Story’) e melhor atriz secundária (‘Jojo Rabbit’), o que é também bastante incomum. Em ‘O Irlandês’, Robert De Niro ficou fora da corrida, dando lugar apenas aos colegas Al Pacino e Joe Pesci.
Os vencedores são conhecidos dia 9 de fevereiro, numa cerimónia em Los Angeles, EUA.
Gala das estrelas vai continuar sem apresentador
Os candidatos ‘Parasitas’
‘Joker’
‘Era uma vez em... hollywood’
‘Marriage story’
‘Le mans ‘66: o duelo’
‘O irlandês’
‘1917’
‘Mulherzinhas’
‘Jojo Rabbit’
‘O Caso Richard Jewell’
‘Dor e glória’
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt