Portugal bate recorde e ganha mais nove estrelas Michelin
País passa a contar com 21 restaurantes galardoados com estrelas do famoso guia.
A julgar pelo famoso guia da Michelin, nunca se comeu tão bem em Portugal. Foi anunciada esta quarta-feira em Girona, na Catalunha, a nova lista de restaurantes galardoados com estrelas Michelin e o resultado é muito encorajador para os chefs que trabalham em Portugal: de 14, o País passou a ter 21 restaurantes galardoados, dos quais 16 têm uma estrelas e 5 duas estrelas. Um total de 26 estrelas que constitui um recorde absoluto.
Todos os premiados de 2016 mantiveram as respetivas classificações, com duas honrosas exceções. O Yeatman – restaurante do Porto liderado pelo chef Ricardo Costa – e o Il Gallo d’Oro – dirigido pelo francês Benoît Sinthon, no Funchal – passam de uma para duas estrelas, categorias em que se mantêm o Belcanto, de Lisboa (do chef José Avillez), o Vila Joya, em Albufeira (liderado pelo chef alemão Dieter Koschina), e o Ocean, em Armação de Pera (do austríaco Hans Neuner).
As novidades na lista do prestigiado guia francês para 2017 são o Boa Nova, em Leça da Palmeira (do chef Rui Paula); Alma, Lisboa (Henrique Sá Pessoa); William, Funchal (Luís Pestana); Antiqvvm, Porto (Vítor Matos); Loco, Lisboa (Alexandre Silva); e Lab By Sergi Arola, Sintra (Sergi Arola). Todos galardoados com uma estrela. O L’and Vineyard, do chef Miguel Laffan, recupera para o restaurante de Montemor-o- -Novo a estrela perdida no ano passado.
Olhando para o mapa, a Grande Lisboa é a região do País com mais restaurantes premiados, com 7 premiados e oito estrreals. No Algarve, são seis os restaurantes distinguidos, dois dos quais com duas estrelas, pelo que a região soma oito estrelas. No Porto há quatro cozinhas premiadas e na Madeira outras duas. Amarante e Montemor-o-Novo são os destinos mais improváveis da boa mesa.
A cerimónia de Girona deu também a conhecer os restaurantes galardoados em Espanha. São 47, e só em Espanha há restaurantes com três estrelas – a classificação máxima da Michelin. São 9 os estabelecimentos que justificam uma viagem de propósito. Os juízes do guia francês classificam 23 restaurantes de Espanha com duas estrelas e 15 com uma estrela. Madrid, Barcelona e o País Basco são as regiões onde melhor se come.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt