Zeca Pagodinho em Portugal

Zeca Pagodinho, um dos maiores sambistas contemporâneos do Brasil, estreia-se em palcos portugueses no próximo mês de Julho, com concertos em Lisboa e no Porto.

22 de junho de 2005 às 17:52
Zeca Pagodinho em Portugal Foto: d.r.
Partilhar

Os números não enganam: só nos últimos dez anos, Zeca Pagodinho vendeu sete milhões de discos, culminando num “Acústico MTV” que, desde o seu lançamento em 2003, valeu “só” meio milhão de álbuns e 200 mil DVDs.

Mas mais importante que os números é o papel importantíssimo de Zeca Pagodinho como um dos pontas-de-lança da renovação do samba no Brasil. Primeiro, no início da década de 80, com a revelação ao grande público de toda uma geração de sambistas provenientes dos bairros periféricos do Rio de Janeiro, onde Zeca também morava.

Pub

Nessa altura, composições suas foram gravadas por Alcione e Beth Carvalho, que foi inclusive sua “madrinha”. Depois do sucesso de um álbum colectivo intitulado “Raça Brasileira”, em que participou, Zeca lançou o seu primeiro álbum em 1986 — e vendeu logo um milhão de discos.

Depois, em 1995, o sucesso do seu álbum “Samba pras Moças”, coincidindo com o renascimento do pagode e a redescoberta de Martinho de Vila (cujo produtor Rildo Hora é o mesmo de Zeca), ajudou a revelar o samba a toda uma nova geração.

Prova disso é o convite de Zeca Baleiro a Zeca para participar no seu “Samba do Approach” e a participação de Seu Jorge e Marcelo D2 (Planet Hemp) no novo álbum de Zeca, “À Vera”.

Pub

“À Vera” será aliás o ponto de partida para esta primeira digressão europeia de Zeca Pagodinho, com passagem pelos Coliseus a 16 e 17 de Julho. Oportunidade para o público português descobrir o estilo malandro e irresistível do mais popular sambista brasileiro do momento.

Coliseu de Lisboa: Preço Único 25 euros, excepto Camarotes a 30 euros. Locais de venda: Coliseu Lx, Lojas Fnac, Acep, Alvalade, Multibanco e www.plateia.iol

Coliseu do Porto: Preço Único 25 euros, excepto Tribunas a 30 euros. Locais de venda: Coliseu Porto, Lojas Fnac e www.plateia.iol

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar