page view

Google recorda a pintora rebelde

Leonora Carrington faria hoje 98 anos se estivesse viva.

06 de abril de 2015 às 12:04

É apreciador de pintura?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

É apreciador de pintura?

O Google comemora com um doodle, na página inicial, esta segunda-feira, o 98.º aniversário do nascimento da britânica Leonora Carringtona pintora rebelde, como era muitas vezes apelidada, e que morreu em 2011.

Leonora não pertencia a um só país, era uma cidadã do mundo. Antes de se estabelecer na Cidade do México, onde viveu os seus últimos 70 anos, arredada das luzes da ribalta, a pintora viajou e viveu em muitos países.

Tornou-se pintora, escritora e escultora. Foi considerada por muitos, uma das últimas artistas originais do surrealismo destacando-se pelas suas esculturas e pinturas de mundos abstratos.

Viveu três anos em Paris com o namorado e também artista Max Ernest. Relação esta que terminou de forma trágica ao serem perseguidos pelos nazis. Leonora fugiu primeiro para Espanha e depois para Portugal. Em Lisboa, em 1941, apaixonou-se pelo escritor mexicano Renato Leduc, que a levou para o México. Dois anos depois terminaram a relação, mas a artista decidiu permanecer neste país onde acabou por morrer a 25 de maio de 2011.

Trailer do filme 'Carrington'

As aventuras de Leonora deram origem a um livro e a um filme: Carrington foi realizado por Christopher Hampton e protagonizado por Emma Thompson. Em 2005, a Rainha Isabel II condecorou-a com a Ordem do Império Britânico.

Veja todos os outros doodles aqui.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8