page view

António Cordeiro é o maneta assassino (COM VÍDEO)

Um maneta que gosta de disparar. Um negro que trafica droga. Uma loira que usa a beleza para conseguir o que quer. Um criado idiota. São as quatro personagens, ou antes os quatro estereótipos que o escritor Martin McDonagh concebeu na comédia negra ‘Perdi a Mão em Spokane’ e que António Cordeiro estreia hoje, no palco do Teatro Villaret, em Lisboa, às 21h30, naquela que é a sua primeira encenação. Embora o próprio não a assuma como tal.<br/><br/>

16 de março de 2012 às 01:00

"Encenar é outra coisa. Digamos que faço a direcção artística do espectáculo", conta-nos, ele que também está em palco para corpo ao protagonista - um homem que procura a mão esquerda que lhe foi cortada há 27 anos por um grupo de bandidos. "Confesso que foi estranho: estar simultaneamente do lado de cá e do lado de lá. Ser actor e dirigir ao mesmo tempo. Mas não deixou de ser uma experiência interessante, que talvez repita", acrescenta.

Produzido pela associação Um Lugar Improvável, o espectáculo quer viver da bilheteira e oferece-se ao espectador como uma revisitação dos filmes que misturam violência e comédia e que se tornaram populares pela mão do realizador Quentin Tarantino. A acção, que tem muito de nonsense e é inverosímil, torna-se cómica na medida em que as personagens dizem e fazem disparates ao mesmo tempo que se levam a muito sério.

Salvador Sobral, que ‘descobriu' a peça em Nova Iorque, protagonizada por Christopher Walken, admite as referências cinematográficas do texto, mas diz que essa foi uma das razões pelas quais lhe apeteceu trazê-lo para o palco. "Não há muito a tradição deste tipo de peça em Lisboa e achei que fazia falta. Claro que pensei logo no António [Cordeiro] para o protagonista. Poucos actores em Portugal poderiam fazer o papel", afirma.

O resto do elenco - Juana Pereira da Silva e Sabri Lucas - foi sugerido pelo próprio António Cordeiro. "Para mim, tinham de ser excelentes actores, para comporem estas figuras quase tragicómicas", explica.

‘Perdi a Mão em Spokane' estará no Villaret até 8 de Abril. Depois, parte para digressão nacional, antes de chegar ao Casino do Estoril em Setembro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8