Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Associações culturais ouvidas por Marcelo em Belém

Setor livreiro e editorial alertou para prejuízos em mais de 20 milhões de euros.
Correio da Manhã 26 de Abril de 2020 às 09:37
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) revelou este sábado que o setor sofreu uma quebra de cerca de 80% nas vendas devido à pandemia de Covid-19, situando-se o prejuízo em mais de 20 milhões de euros.

"É toda uma situação de extrema dificuldade", disse o presidente da APEL, João Alvim, após ter sido recebido em Belém pelo Presidente da República. Já a Rede de Livrarias Independentes apelou ao Presidente para que seja o mensageiro das preocupações deste setor junto do Governo, considerando que as pequenas livrarias vão fechar caso se mantenham os atuais problemas.

Ao longo da tarde, Marcelo ouviu ainda a Academia Portuguesa de Cinema (APC), a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC), a Associação para as Artes Performativas em Portugal (PerformArt), a Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea (REDE), a Associação Portuguesa de Museologia (APOM), a Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE), a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e a Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA).

Ver comentários