page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Pandora O poder não se mostra. Usa-se.

Barragem de Picote na lista do património nacional classificado

A barragem de Picote, no Douro Internacional, e uma aldeia construída a partir dela há meio século vão integrar a lista do património nacional classificado.

10 de dezembro de 2006 às 00:00

O processo de classificação encontra-se em fase de conclusão, faltando apenas, de acordo com David Ferreira, responsável pelo processo, o parecer do conselho consultivo do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e a homologação da ministra da Cultura.

É a primeira vez que o IPPAR classifica uma barragem, infra-estrutura que se distingue das restantes por ser considerada “um paradigma da arquitectura moderna”, ponto de partida para a construção de uma “cidade ideal” num lugar inóspito do Nordeste Transmontano.

Com o empreendimento nasceu, entre 1953 e 1958, aquela que é hoje a aldeia de Barrocal do Douro, a expensas da Hidouro, uma das várias empresas criadas na época para a electrificação do País e que deram origem à EDP.

Num local onde a natureza permanecia selvagem, três jovens arquitectos recém-formados na Escola de Belas Artes do Porto – Archer de Carvalho, Nunes de Almeida e Rogério Ramos – tiveram liberdade para dar azo à criatividade e transformar um morro das escarpas do Douro Internacional num local habitável.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Vidas

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8