A ideia esta semana é alertar o leitor para pequenas mudanças nas nossas boas maneiras que contribuirão de forma extraordinária para a impressão que causamos nos outros. Aqui ficam alguns conselhos simples de seguir. Esperamos que se divirta.
Quem pratica SwáSthya Yôga deve ser uma pessoa refinada. Se já não o era antes de entrar para a nossa egrégora, deve polir-se até que esteja de acordo com o que se espera de cada um de nós.
Por adoptarmos um estilo de vida algo diferente, já que não fumamos, não bebemos álcool, não comemos carnes de animais mortos, e manifestamos uma sexualidade mais exuberante, devemos estar muito atentos à nossa imagem e comportamento. Evidentemente, procuramos manter o mimetismo a fim de não chamar a atenção. Mas, às vezes, não funciona. Então, que sejamos notados e lembrados pela nossa elegância.
As normas que se seguem são basicamente aplicáveis aos praticantes de Yôga e, por isso mesmo, algumas delas inspiradas nas boas maneiras hindus. Afinal, mais cedo ou mais tarde o praticante acaba por ir à Índia ou a casa de um indiano e é preciso ter o mínimo de etiqueta. Contudo, não pare de ler com a desculpa de que não pretende ir à Índia, visitar indianos ou praticar Yôga. estas informações serão úteis a todos, pois visam desenvolver um sentido estético do comportamento com amplitude universal.
A maior parte das normas de conduta surgiram de razões práticas. Se conseguir descobrir o veio da consideração humana, terá descoberto também a origem de todas as fórmulas da etiqueta. Tudo isso resume-se a uma questão de educação. Boas maneiras são as maneiras de agir em companhia de outras pessoas de forma a não invadir o seu espaço, a não constrangê-las e a fazer com que se sintam bem e à vontade na sua companhia. Por isso, boas maneiras são uma questão e bom senso.
Subtileza é sinónimo de boas maneiras. Onde há subtileza, em geral, há boa educação. Subtileza tem a ver com polimento, refinamento,
Subtileza na maneira de pegar na chávena, no copo, no garfo. Subtileza na maneira de sentar-se sem se atirar para cima dele. Subtileza na forma de fechar o porta-bagagens do automóvel de um amigo. Subtileza na hora de repor as coisas na casa dos outros, exactamente no lugar de onde as tirámos, por muito íntimos que sejam. Subtileza na hora de seleccionar as amizades e as pessoas com quem vamo-nos envolver afectivamente. Subtileza na forma de reclamar, na forma de fazer amor, na forma de dizer uma verdade.
Subtileza é ser delicado, atencioso, cuidadoso, suave, gentil. Ser subtil é esforçar-se para não fazer nada que possa desagradar os outros. É ser gato e não cão ao movimentar-se, ao pisar, ao tocar. É absorver e assimilar uma indirecta educada ao invés de comportar-se como um muro de pedra e rejeitar a crítica, devolvendo-a automaticamente para defender-se. É reconhecer um erro que lhe tenha sido apontado por outro, até mesmo quando discordamos e achamos que estamos nós com a razão.
Ser subtil é sinónimo de ser bem educado, mesmo quando a origem é humilde, ainda que nunca se tenha lido um livro de boas maneiras.
A propósito de algumas regras de boas maneiras:
O sorriso: o Mundo é como um espelho; sorria para ele e só verá sorrisos.
Gargalhadas: sorria sim, o tempo todo. Mas quanto a gargalhadas, a questão é mais uma vez a subtileza. Estar feliz não é sinónimo de espalhafato.
Ruídos: geralmente, quanto menos polida a pessoa é, mais ruído faz; quanto mais sensível e refinada, menos ruído a pessoa produzira ao movimentar-se pelo Universo.
Dar e Receber: ao dar ou receber alguma coisa, use somente a mão direita. Se usar as duas, a direita deve estar por cima e a esquerda, em concha, por baixo.
Dialogar: evite falar muito próximo do seu interlocutor. Respeite o espaço vital mínimo de um braço de distância.
Não seja um insatisfeito: o ser humano tem um defeito incurável que é a sua insatisfação. Vamos parar com isso. vamos aceitar as pessoas e as coisas como elas são. E vamos tratar de gostar delas. Vai notar que passam a gostar muito mais de si e que situações que lhe pareciam inamovíveis, modificam-se espontaneamente.
Não bloqueie: não devemos bloquear, restringir, solicitar, interromper, invadir, cercear, sufocar outra pessoa. Claro que tem a certeza que não faz isto. Mas faz. Em maior ou menor grau, mas faz.
Demonstrações públicas de afecto: se for apenas afecto, é lindo. Mas quando passa disso, as pessoas à sua volta começam a sentir-se desconfortáveis.
Assoar o nariz, palitar e o arroto: assoar, só na casa de banho; palitar os dentes nem pensar; em muitos países orientais o arroto é até sinónimo de boas maneiras. Mas não estamos lá, pois não?
Espirrar, bocejar, espreguiçar: em público, se conseguir evitar espirrar, evite; boceje de boca fechada; espreguiçar é para cultivar, mas em público seja discreto.
Falar e escrever correctamente.
Fofocas: não acredite; não ouça; não incentive.
Quem paga, homem ou mulher? cavalheirismos à parte, paga quem convidou.
Com base no livro “Boas Maneiras no Yôga”, Mestre DeRose
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.