Músico de 76 anos lança 'Streets of Minneapolis', onde denuncia o "exército particular do Rei Trump".
1 / 4
“A música é dedicada ao povo de Minneapolis, aos nossos vizinhos imigrantes inocentes e à memória de Alex Pretti e Renee Good. Permaneçam livres". Foi assim que Bruce Springsteen apresentou 'Streets of Minneapolis', um tema que já é considerado o hino dos protestos contra a política anti-imigração de Donald Trump e executada pelo ICE, que está a espalhar o caos e o pânico nas ruas dos Estados Unidos. "Escrevi esta música no sábado, gravei-a ontem e estou a lançá-la hoje [quarta-feira] para vocês em resposta ao terror que se abateu sobre a cidade de Minneapolis", sublinhou o artista nas suas redes sociais.
Na nova canção, Bruce Springsteen canta: "Os capangas federais de Trump espancaram-no / Na cara e no peito / Depois ouvimos os tiros / E Alex Pretti jaz morto na neve" e "Ó nossa Minneapolis, ouço a tua voz / Chorando através da névoa sangrenta / Lembraremos os nomes daqueles que morreram / nas ruas de Minneapolis". O tema ecoa outro dos seus clássicos, 'Streets of Philadelphia', que venceu o Óscar de melhor banda sonora em 1994, pelo filme 'Filadéldia'.
A porta-voz da Casa Branca, Abigail Jackson, disse, em comunicado, após o lançamento da música, que "o governo Trump está focado em incentivar os democratas estaduais e locais a trabalharem com agentes da lei federais para remover imigrantes ilegais criminosos e perigosos das suas comunidades — e não em músicas aleatórias com opiniões irrelevantes e informações imprecisas".
Após a morte de Good, uma mãe de três filhos, de 37 anos, que foi baleada à queima-roupa por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), e antes de Pretty, um enfermeiro, também de 37, que perdeu a vida quando confrontou a mesma milícia, Springsteen, de 76, fez uma aparição surpresa no evento solidário 'Light of Day', em Red Bank, Nova Jérsia, onde denunciou o escalar de violência. “Se acreditam no poder da lei e que ninguém está acima dela, se são contra tropas federais fortemente armadas e mascaradas a invadir uma cidade americana, usando táticas de Gestapo contra nossos concidadãos, se acreditam que não merecem ser assassinados por exercer o seu direito americano de protestar, então enviem uma mensagem a este presidente: o ICE tem que sair de Minneapolis!”.
Oiça aqui o tema:
'Streets of Minneapolis'
Através do gelo e do frio do inverno
Pela Avenida Nicollet
Uma cidade em chamas lutou contra fogo e gelo
Sob as botas de um ocupante
O exército privado do Rei Trump do DHS [Department of Homeland Security]
Armas presas aos seus casacos
Veio a Minneapolis para fazer cumprir a lei
Ou assim diz a história deles
Contra fumo e balas de borracha
À luz do nascer do dia
Cidadãos levantaram-se pela justiça
As suas vozes ecoando pela noite
E havia pegadas ensanguentadas
Onde a misericórdia deveria ter estado
E dois mortos deixados para morrer em ruas cobertas de neve
Alex Pretti e Renee Good
Oh, nossa Minneapolis, eu ouço a tua voz
Cantando através da névoa ensanguentada
Nós vamos manter-nos firmes por esta terra
E pelo estranho no nosso meio
Aqui na nossa casa eles mataram e vaguearam
No inverno de ’26
Lembraremos os nomes dos que morreram
Nas ruas de Minneapolis
Os capangas federais de Trump bateram
No rosto e no peito dele
Então ouvimos os tiros
E Alex Pretti jazia na neve, morto
Eles alegam que foi legítima defesa, senhor
Só não acreditem nos vossos olhos
É o nosso sangue e os nossos ossos
E esses assobios e telefones
Contra as mentiras sujas de [Stephen] Miller e [Kristi] Noem
Oh, nossa Minneapolis, eu ouço a sua voz
Chorando através da névoa ensanguentada
Lembraremos os nomes dos que morreram
Nas ruas de Minneapolis
Agora dizem que estão aqui para fazer cumprir a lei
Mas eles atropelam os nossos direitos
Se a sua pele é preta ou parda, meu amigo
Você pode ser questionado ou deportado à vista
Em cânticos de “ICE fora agora”
O coração e a alma da nossa cidade persistem
Através de vidro partido e lágrimas de sangue
Nas ruas de Minneapolis
Oh, nossa Minneapolis, eu ouço a tua voz
Cantando através da névoa ensanguentada
Aqui na nossa casa eles mataram e vaguearam
No inverno de ’26
Nós vamos manter-nos firmes por esta terra
E pelo estranho no nosso meio
Lembraremos os nomes dos que morreram
Nas ruas de Minneapolis
Lembraremos os nomes dos que morreram
Nas ruas de Minneapolis
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.