page view

Cineasta João Canijo encontrado morto em casa

Tinha 68 anos. Corpo do realizador foi encontrado em casa pela empregada doméstica.

29 de janeiro de 2026 às 22:35

O cineasta João Canijo foi encontrado morto em casa perto de Vila Viçosa, esta quinta-feira, avança o Público. O corpo do realizador, de 68 anos, foi encontrado pela empregada doméstica, refere a mesma fonte.

Natural da Invicta, João Canijo ainda iniciou os estudos em História, mas acabou por deixar o curso da Faculdade de Letras da Universidade do Porto para se dedicar ao cinema. O português esteve ao lado de Manoel de Oliveira, Wim Wenders, Alan Tanner e Werner Schroeter como assistente de realização.

Assinou em 1988 a primeira longa-metragem, "Três Menos Eu", seguindo-se a série televisiva "Alentejo Sem Lei" e, desde então, trabalhou ainda em direção de produção em cinema, encenou para teatro e fez uma série de longas-metragens impregnadas de temas da sociedade portuguesa dos últimos 40 anos, observados a partir do interior de contextos familiares e com personagens femininas marcantes.

Exemplos desse trabalho de observação da realidade, através da ficção, são os filmes "Sapatos Pretos" (1998), "Ganhar a Vida" (2001), "Mal Nascida" (2007), "Sangue do Meu Sangue" (2011) ou "Mal Viver" e "Viver Mal" (2023).

O seu trabalho como realizador de 'Noite Escura', valeu ao projeto cinematográfico, que se estreou no Festival de Cannes em 2004,  a nomeação ao Óscar de Melhor filme Estrangeiro. Apesar de não ter conseguido trazer o galardão para terras lusas, em 2005 ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Portugal.

Mais recentemente, em 2023, com o filme 'Mal Viver', Canijo ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim.

Ao longo da sua carreira, João Canijo trabalhou também como encenador. Chegou a dirigir peças de David Mamet e Eugene O'Neill.

O cineasta estava a finalizar o mais recente projeto de cinema, o filme "Encenação", assim como a filmagem, há cerca de duas semanas, de uma peça de teatro com ele relacionada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8