O épico espiritual de Terrence Malick - que demorou vários anos a concluir - acabou mesmo por arrecadar a Palma de Ouro, neste domingo, no encerramento do Festival de Cannes.
Não que não fosse esperado. Sobretudo antes de iniciar o festival, ainda que tenha criado algumas divisões na comunidade dos jornalistas presentes. Mesmo assim, não deixa de ser um filme muito belo, sobre a dádiva da vida.
Uma família dos anos 50 (Brad Pitt e Jessica Chatain) passam em revista a sua vida ao saberem da morte de um dos seus filhos. Com o seu estilo inconfundível, o misterioso Terrence Malick, que não veio a Cannes, "por ser muito envergonhado", segundo a produtora do filme, acompanha a emoção da criação com diversas fases da vida desta família. São imagens de rara beleza que já fizeram deste filme um clássico absoluto. E que estreia em Portugal na semana que vem.
Fantástico no papel de um actor do cinema mudo, em 'The Artist', Jean Dujardin recebeu com justiça o prémio de interpretação masculina, ao passo que Kirsten Dunst foi a eleita para o prémio feminino no filme 'Melancholia', de Lars von Trier, o realizador entretanto banido de Cannes pelas declarações 'nazis'. Seja como for, Dunst não o esqueceu na hora dos agradecimentos.
A francesa Maiween teve o momento mais emotivo da cerimónia ao agradecer com a voz embargada e respiração ofegante o prémio do Júri para o tocante 'Polisse', sobre o quotidiano de uma brigada de protecção de menores francesa. Um filme onde se relatam as experiências mais traumáticas de pedofilia, abandono e violência.
Uma palavra ainda para o promissor realizador dinamarquês Nicolas Winding Refn, com a avasaladora homenagem ao cinema americano série B, em 'Drive'.
Em jeito de conclusão, diremos que foi um belo festival de Cannes. Uma das melhores edições dos últimos anos. Uma óptima selecção oficial que rimou também com o regresso dos grandes estúdios ao festival, e, consequentemente, uma enorme presença de grandes vedetas. Não só Angelina Jolie e Brad Pitt, ou ainda Johny Depp e o 'cast' de 'Piratas das Caraíbas 4', mas ainda Jodie Foster, Kirsten Dunst, Mia Wasikowska, Ryan Gossling, Antonio Banderas, entre muitos outros. Palmas para Cannes. E até para o ano.
PALMARÉS
Palma de Ouro - ‘The Tree of Life’, de Terrence Malick
Grande Prémio do Júri – ‘Once Upon a Time in Anatolia’, de Nuri Bilge Ceylan (Ex-aquo ‘Le Gamin au Vélo’, de Jean-Pierre e Luc Dardenne)
Prémio de Interpretação Masculina – Jean Dujardin, em ‘The Artist’
Prémio de Interpretação Feminina – Kirsten Dunst, de ‘Melancholia’
Prémio de Argumento – ‘Herat Shulayim’, de Joseph Cedar
Prémio de Realização – Nicolas Winding Refn, por ‘Drive’
Prémio do Júri – ‘Polisse’, de Maiween
Câmara de Ouro – ‘Las Acacias’
Prémio de Curta-Metragem – ‘Cross’, de Maryna Vroda
Prémio FIPRESCI:
Competição - ‘Le Havre’, de Aki Kaurismaki
Un Certain Regard – ‘L«Exercice de L’État’, de Pierre Schoeller
Semana da Crítica – ‘Take Shelter’, de Jeff Nichols
Prémio do Júri Ecuménico – ‘This Must Be The Place’, de Paolo Sorrentino
Menções – ‘Le Havre’ e ‘Et Maintenant on va Òu ?’
Prémios Un Certain Regard – ‘Arirang’, de Kim Ki-Duk Ex-aequo ‘Arrêt en Pleine Voie’, de Andreas Dresen
Prémio Especial do Júri Un Certain Regard – ‘Elena’, de Andrey Zvyagintsev
Prémio realização Un Certain Regard – ‘Au Revoir’, de Mohammad Rasoulof
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.