Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Christian Bale gordo e envelhecido para ser animal político

Filme traça retrato biográfico do republicano Dick Cheney nos meandros do poder.
Rui Pedro Vieira 14 de Fevereiro de 2019 às 01:30
Christian Bale transfigurou-se para ser o ex-vice-presidente dos Estados Unidos
Christian Bale
Christian Bale transfigurou-se para ser o ex-vice-presidente dos Estados Unidos
Christian Bale
Christian Bale transfigurou-se para ser o ex-vice-presidente dos Estados Unidos
Christian Bale
Muito habituado a transfigurar-se para os papéis que aceita, Christian Bale perdeu cabelo, engordou até ultrapassar os cem quilos, envelheceu com a ajuda da maquilhagem e estudou trejeitos e a forma de falar.

O esforço serviu para copiar o estilo de uma das figuras mais influentes da política americana recente, que chegou a vice-presidente dos Estados Unidos. ‘Vice’, que estreia amanhã, é uma sátira séria aos meandros do poder, centrada em Dick Cheney.

Na mão do realizador Adam McKay (o mesmo de ‘A Queda de Wall Street’), a história traça um perfil biográfico do animal político, desde que Cheney começou como estagiário de um congressista na administração de Richard Nixon.

Depois, entrou para a equipa de Donald Rumsfeld, até que, em 2001, aceita o repto de ser o ‘homem-sombra’ de George W. Bush.

Para lá da reflexão sobre os corredores da política, a obra tenta ser também um retrato de um homem cerebral e dedicado à família. Christian Bale venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator Comédia/Musical e está também indicado para um Óscar.

A obra está ainda na corrida para outras sete estatuetas douradas, incluindo Melhor Filme, Melhor Argumento Original e Melhor Realizador (McKay).

Já Amy Adams, que no filme veste a pele da fiel companheira do protagonista, Lynne Cheney, está nomeada para Melhor Atriz Secundária, enquanto Sam Rockwell, que aparece como George W. Bush, está indicado para Melhor Ator Secundário.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)