page view

Coltrane lembrado nas suas 'Meditations'

O grupo Saxophone Summit esteve na noite de domingo na Culturgest, em Lisboa, num concerto muito forte, entrando na área da música vanguardista de John Coltrane para tocar integralmente a suite 'Meditations', com os seus cinco andamentos: 'The Father, The Son and the Holy Ghost', 'Compassion', 'Love', 'Consequences' e 'Serenity'.

16 de novembro de 2010 às 01:44

O misticismo de Coltrane foi levado ao seu grau mais elevado por David Liebman, em saxofones tenor e soprano; Joe lovano, em saxofones tenor e soprano, flautas e pífaros; Ravi Coltrane em saxofone tenor; Phill Marcowitz em piano; Cecil McBee em contrabaixo e Billy Hart na bateria.

Nomes que já estão na história do jazz moderno tocaram arranjos específicos de Meditations, de uma forma soberba, com todo o sentimento e sofrimento que Coltrane pôs nesta obra da sua fase de procura de paz e sossego, que o levaria até às religiões orientais.

Entre 1965 e 1967, o grande músico dedicou-se à procura de uma música que representasse as suas procuras internas. Foi isto que o Saxophone Summit trouxe, num concerto com cerca de duas horas aplaudido de pé pelo público que enchia o Grande Auditório da Culturgest.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8