page view

Coração trai Beto aos 42

Beto, um dos principais cantores românticos nacionais da última década faleceu, ontem de manhã, no quarto de uma pensão nas Caldas da Rainha. Apresentava insuficiência cardiorrespiratória quando foi encontrado por um amigo caído no chão. As tentativas de reanimação não tiveram resultado.

24 de maio de 2010 às 00:30

De seu nome verdadeiro Albertino João Santos Pereira, o natural de Peniche tinha 42 anos, vivia nas Caldas da Rainha, onde era sócio de um bar. Na noite de sábado tinha estado num jantar de defesa dos direitos dos animais na Foz do Arelho, ao lado de artistas como Ágata e Lena d’Água, e cantou alguns dos seus temas.

'Nada fazia prever este desfecho. Ainda nem acredito e estou à espera que ele me entre pela porta dentro', contou ao CM Paulo Rico, sócio de Beto, que o encontrou desfalecido.

Uma lancha da Unidade de Controlo Costeiro da GNR foi buscar os pais do cantor, que tomam conta das infra-estruturas municipais na ilha da Berlenga, tendo-se deslocado à morgue do Hospital das Caldas da Rainha. O corpo deverá ser autopsiado hoje em Torres Vedras.

Bastante acarinhado pelos fãs, Beto 'cantava emoções e transportava-as para o dia-a-dia', disse o radialista Paulo Romão, seu amigo. 'Não era diferente fora do palco. Vivia as emoções que cantava.'

O álbum ‘Desencontros’, gravado em dueto com Rita Guerra em 2000, foi um marco importante na sua carreira. Mas 'não era dado ao estrelato, mantendo-se uma pessoa simples e acessível', sustenta Paulo Romão. 'Todos os dias era solicitado para dar autógrafos e vinham ao bar só para o ver', relatou Paulo Rico.

Foram ontem colocadas inúmeras mensagens na net e os amigos do meio musical já estão a planear um concerto de homenagem.

DETALHES

MENSAGEM NA INTERNET

Figura incontornável na carreira do cantor, Rita Guerra reagiu à notícia através do Facebook: 'Foram muitos anos de caminho artístico em comum. Descansa em paz, Beto!'

DÉCADAS DE CARREIRA

Beto fundou em 1992 o grupo Tanimaria, que actuava habitualmente no bar Xafarix, em Lisboa. Chegou a representar Portugal no Festival da OTI em 1998, com o tema ‘Quem Espera (Desespera)’.

ÊXITOS NAS TELENOVELAS

Depois de ‘Desencontros’, gravado em 2000 com Rita Guerra, Beto conseguiu ganhar mais fãs devido à inclusão de temas seus em bandas sonoras de telenovelas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8