page view

Crato espera 100 mil festivaleiros pela música e a boa mesa

Esta terça-feira, a entrada é livre e dá direito a concertos, DJs e à feira de gastronomia e artesanato.

26 de agosto de 2025 às 01:30

É já a partir desta terça-feira que festivaleiros de 'coração', amantes da música e adeptos da boa gastronomia alentejana têm um único destino em comum: o Festival do Crato, que este ano volta para mais uma edição imperdível, que conta com nomes como Wet Bed Gang, Plutónio, Mizzy Miles, Matuê, Lon3r Johny e Profjam, JÜRA, Skunk Anansie, GNR, Luís Trigacheiro e convidados, Zé Felipe, Fernando Daniel e Nena no cartaz. 

A noite de arranque (esta terça-feira) é gratuita e com um espírito marcado pela celebração alentejana, com o tão esperado início da Feira de Artesanato e Gastronomia, que sá destaque à cultura e às tradições locais e a presença e Vizinhos - autores do hit 'Pôr do Sol' - os Raiz que trazem como convidados os Átoa, Los Romeros, Afonso Dubraz e Kika, além da banda inglesa Cutting Crew.

Joaquim Diogo, diretor do Festival do Crato, explica que este é o dia que reflete a alma do festival alentejano: “queríamos surpreender todos os que fazem parte desta festa. O dia extra gratuito é um presente para o público fiel que todos os anos enche o Crato de vida. Começamos a festa mais cedo e com o pé direito”.

Questionado sobre o ecletismo do cartaz, garante que todos os anos “tenta ir ao encontro de muitos gostos musicais”.

Temos uma forma de estar onde gostamos muito que as várias gerações possam experimentar aquilo que são diferentes ritmos de música e novos projetos para que quem nos visite fique surpreendido”, acrescentou.

O festival termina dia 30, mas “o cruzamento entre a música, artesanato egastronomia vai muito além dos dias dos espetáculos”, garante o diretor. “O Festival do Crato acaba por nos posicionar em termos daquilo que é a nossa marca e o que é o concelho, deixando sempre um rastro a quem vem nesses dias para conhecer os seus monumentos, as suas dinâmicas e a gastronomia”. Em anteriores edições, o certame recebeu mais de 100 mil pessoas, número que se espera este ano repetir.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8