Teatro garante mais 253 mil euros face às dotações de 2015.
O Teatro Nacional Dona Maria II (TDMII) vai receber este ano 4,84 milhões de euros de dotações públicas, um aumento de 253 mil euros face aos valores recebidos em 2015. A maior fatia tem origem na Indemnização Compensatória (IC), que contribui com 3,74 milhões, um aumento de 178 mil euros em comparação com o ano passado. Já o Fundo de Fomento Cultural vai transferir 1,1 milhões, um acréscimo de 75 mil euros. No total, este ano, os fundos públicos vão cobrir 90% dos custos do teatro.
Ao CM, o Teatro Dona Maria II fez saber que o aumento na IC servirá para fazer face à "reversão das reduções remuneratórias, decretadas pelo atual governo, ao longo do ano 2016 e ao funcionamento geral". Já o reforço do Fundo de Fomento Cultural será utilizado para a programação do teatro.
O TDMII revela ainda que "entre 2010 e 2015 a IC atribuída pela tutela foi objeto de um corte acumulado de 31%" e que o atual governo está a "tentar reequilibrar esta situação, inclusivamente, em 2016".
A quebra na IC nos últimos 5 anos colocou, de resto, "o teatro numa situação de quase impossibilidade de cumprimento da sua missão", o que levou a que a indemnização passasse "apenas a cobrir os custos de funcionamento", que também sofreram "cortes muito significativos".
Apesar disso, o TDMII terá tido um lucro na ordem dos 60 mil euros no ano passado, um resultado possível devido à internacionalização, "nova vertente iniciada em meados de 2015".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.