Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

De usar e deitar no lixo

Têm aros de plástico, são leves e vêm da China. Além disso, são descartáveis. Os óculos 3D já fazem parte da rotina dos espectadores de cinema e ‘Avatar’ foi o filme que generalizou o seu uso. Mais de um milhão de portugueses já os utilizou, desde que as salas passaram a exibir sessões com a tecnologia, que são geralmente dois euros mais caras.
16 de Março de 2010 às 00:30
Êxito de ‘Avatar’ levou espectadores de todo o Mundo à procura de filmes em 3D
Êxito de ‘Avatar’ levou espectadores de todo o Mundo à procura de filmes em 3D FOTO: DIREITOS RESERVADOS

"O preço adicional de um bilhete 3D é para pagar patentes, investimentos e qualidade do 3D", explica ao CM a directora de comunicação da Zon Lusomundo, Irene Luís. Ou seja, o preço dos óculos não está incluído, até porque os distribuidores os vêem como oferta para os clientes, podendo estes levá-los para casa e, ainda assim, terem de pagar mais na sessão seguinte.

Adaptar uma sala de cinema para uma projecção deste tipo implica a utilização de um projector digital de alta definição com equipamento adicional, além de um ecrã especial.

Quanto a normas de higiene, estas são garantidas, porque os óculos são novos e entregues selados no acto de compra. Após a sessão, nos cinemas Zon é possível depositá--los num recipiente de reciclagem, já na UCI Cinemas tal não é possível: "Os óculos 3D são sempre novos e aqui não fazemos reciclagem. O utente pode ficar com eles, se entender", diz o gerente Luís Sousa.

A Zon não aconselha a utilização dos mesmos mais do que uma vez, porque, segundo explica Irene Luís, "estes perdem qualidade após várias exibições, se não tiverem o tratamento adequado". Além disso, acrescenta, "não deverão ser utilizados fora do visionamento de um filme 3D" nem para proteger do sol.

"A reacção das pessoas é positiva. Basta ver os números de espectadores de ‘Avatar’", diz Luís Sousa, da UCI Cinemas. No entanto, o gerente já ouviu algumas críticas: "Ninguém gosta de pagar mais pelo bilhete", reconhece.

PORMENORES

COMO SÃO LIMPOS

Os óculos 3D são higienizados e devem, no processo, passar por máquinas de ozono, sabão, abrilhantador e álcool, antes de serem selados.

MAIS FILMES A 3D

Além de ‘Avatar’, estão em exibição 3D ‘Chovem Almôndegas’ e ‘Alice no País das Maravilhas’. Dia 25 chega ‘Como Treinares o Teu Dragão’, da Dreamworks. ‘Shrek 4’, ‘Toy Story 3’ e os próximos capítulos de ‘Harry Potter’ também vão adoptar a tecnologia.

7 MIL CONFISCADOS

O Ministério da Saúde de Itália confiscou sete mil óculos 3D dos cinemas do país porque concluiu que não eram limpos entre sessões.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)