Feira de arte contemporânea foi criada como plataforma de valorização e comercialização do desenho.
A 4.ª edição da feira de arte contemporânea Drawing Room começa esta quarta-feira, com obras em desenho de 95 artistas em 26 galerias portuguesas e estrangeiras, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, onde ficará até domingo.
Especializada na valorização do desenho contemporâneo, o pretende apresentar mais uma vez todas as vertentes do desenho português contemporâneo com o regresso de galerias como a 3 + 1, Bruno Múrias, Filomena Soares, Pedro Cera, Uma Lulik, Belo Galsterer, Carlos Carvalho ou Miguel Nabinho.
Também estarão presentes três galerias portuenses: Presença, Pedro Oliveira e KubikGallery, que se juntam à açoriana Fonseca Macedo, apresentando obras de artistas como Jorge Molder, António Olaio, Luísa Cunha, Pedro Cabrita Reis e Jorge Queiroz, a par de jovens como Carolina Serrano, Sara Bichão e Isabel Madureira Andrade.
A edição deste ano da Drawing Room Lisboa tem ainda programado um foco especial sobre o contexto do desenho contemporâneo em Berlim, com a presença de três galerias desta cidade: Kristin Hjellegjerde Gallery, Lage Egal, Anaid Art Gallery.
"Trazemos novamente o melhor da criação artística portuguesa no que diz respeito ao desenho contemporâneo", salientou, em entrevista à agência Lusa, há uma semana, a diretora da feira, Mónica Álvarez Careaga.
Mantendo a aposta neste suporte artístico, a responsável ressalvou que a edição do ano passado "foi mais difícil, devido ao contexto limitativo da pandemia covid-19, mas a resposta do público foi muito boa".
Na primeira edição, em 2018, receberam 5.000 visitantes, em 2019, duplicou, registando 10.000 entradas, e a terceira, em 2020, mesmo com as restrições da pandemia, a organização alargou o horário e, "ordenadamente, respeitando as limitações sanitárias, a feira recebeu 6.000 visitantes".
"Tem sido um autêntico êxito, um grande sucesso de público", comentou a responsável por uma feira que já tinha tido duas edições em Madrid, Espanha, antes de se aventurar em Portugal, onde espera um regresso da adesão.
Na feira vão ser atribuídos cinco prémios, nomadamente, através do apoio da Fundação Millennium bcp para criação, divulgação e comercialização de arte, com três prémios, o Prémio Aquisição - Talento Emergente, dotado de 1.500 euros, onde a obra vencedora, de um autor com menos de 35 anos, passa a fazer parte do acervo da Fundação Millennium BCP; Prémio Projeto Artístico Destacado, com um valor de 1.500 euros, que é atribuído a um artista da Drawing Room Lisboa 2021, considerando os critérios de relevância artística da obra apresentada na feira, bem como o percurso de dedicação e entrega ao trabalho artístico; Prémio Projeto Curatorial Galeria, no valor de 1.000 euros, atribuído à proposta de presença curada de uma galeria participante na Drawing Room Lisboa 2021 tendo em apreciação a criatividade e o risco colocados na conceção do expositor.
Será ainda atribuído o Prémio Novo Talento Desenho -- Viarco, que oferece a um artista Drawing Room Lisboa em início de carreira a oportunidade de realizar uma residência artística na Fábrica de Lápis Portuguesa, complementada com estadia na Oliva Creative Factory.
Os vencedores dos Prémios da Fundação Millennium bcp e da Viarco vão ser conhecidos na quinta-feira, às 18:30.
Por fim, o Prémio Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento para o Desenho, que este ano é atribuído pela primeira vez, recebeu 327 candidaturas e selecionados 10 artistas: Adriana Molder, AnaMary Bilbao, Gonc¸alo Pena, Mattia Denisse, Musa Paradisi´aca, Pedro Henriques, Pedro Tropa, Pedro Tudela, Sara Chang Yan e Sara Bicha~o.
O vencedor será conhecido no sábado, pelas 18:30, na Drawing Room Lisboa e receberá um prémio monetário de 20 mil euros.
Também a coleção da Fundação Altice regressa à Drawing Room Lisboa, com a presença destacada de uma obra, de desenho expandido incorporada no seu acervo: "Electrical 0,2000" da autoria de Eva Sousa Mota, e que pode ser vista na Biblioteca da Sociedade Nacional de Belas Artes.
Haverá também um espaço editorial com livros dedicados ao desenho, lançamentos e conversas, no programa paralelo da feira, que tem ainda mecenato da Fundação e a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa.
Drawing Room Lisboa foi criada como plataforma de valorização e comercialização do desenho, com o objetivo de promover esta disciplina e os artistas, sendo também dirigida a colecionadores, galeristas, outros profissionais e interessados em arte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.