page view

Duas moedas de ouro em leilão por 33 mil euros

O Morabitino é a primeira moeda de ouro cunhada em Portugal no reinado de D. Sancho I (1185-1211), há mais de 800 anos. Duas destas moedas extremamente raras e em excelente estado de conservação são as estrelas do 99º Leilão da Numisma, que decorrerá esta terça e quarta-feira no Tiara Park Atlantic Hotel, em Lisboa.

19 de maio de 2014 às 00:30

A moeda correspondente ao lote 10 tem história. Foi batida em 1209, em Coimbra, com mais sete exemplares, e dos quais são conhecidos mais duas moedas. Esta peça pertenceu à coleção do açoriano Joaquim Freitas da Silva, de Ponta Delgada, e fez parte catálogo do leilão da casa Schulman, de Amesterdão, em 10 de abril de 1911, tendo sido vendida por 135 florins. Tinha a nota de “moeda soberba e inédita”.

Esta rara moeda de ouro esteve mais de cem anos guardada e agora vai a praça pelo valor de 13 mil euros. O outro Morabitino, lote 11, com base de licitação de 20 mil euros, pertence à coleção de moedas de ouro da Numisma.

“Trata-se de moedas de ouro muito raras, autênticos tesouros da numismática portuguesa”, esclarece Javier Salgado, gestor da Numisma.

Do catálogo do leilão, que inclui cerca de seiscentos lotes, destacamos dois Meios Justos de D. João II (moedas de ouro que têm base de licitação de 9 e 12 mil euros); e também duas moedas de ouro de 500 réis dos Governadores do Reino (1580), com preço base de 7,5 e 12 mil euros.

Do reinado de D. João V são apresentados cerca de cinquenta lotes. De referir a moeda de ouro Dobra 1728, serrilha de corda, em praça por 20 mil euros.

Neste leilão, onde é possível fazer licitações online através do site da Numisma, é reunido um excelente conjunto de moedas de ouro que testemunham a evolução da História de Portugal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8