page view

Elba Ramalho mostra

A FATACIL - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria do Concelho de Lagoa encerra hoje à noite as portas, com a brasileira Elba Ramalho a subir ao palco às 22h30, trazendo até ao Algarve os ritmos do Nordeste do seu país.

31 de agosto de 2008 às 00:30

Natural da Paraíba, Elba Ramalho, que completou recentemente (17 de Agosto) 57 anos, está desde muito jovem ligada ao teatro e à música e a ‘Ópera do Malandro’, de Chico Buarque, constituiu, em 1978, a rampa de lançamento para uma carreira de sucesso no Brasil e além fronteiras.

O espectáculo abriu-lhe as portas para a gravação do seu primeiro disco, ‘Ave de prata’ e, em 1983, alcançou o estatuto de referência da música popular brasileira, com o trabalho ‘Coração Brasileiro’. A faixa ‘Banho de cheiro’ ajudou a que o álbum chegasse ao ouro e depois à platina.

O repertório da cantora é baseado quase exclusivamente nos ritmos do Nordeste brasileiro – forró e axé, em particular –, embora inclua pequenas ‘viagens’ por outros ritmos.

Fiel às origens, Elba Ramalho ainda hoje é presença frequente nas maiores festas de Campina Grande, na Paraíba, por ocasião do S. João.

Elba foi casada com o actor e cantor Maurício Mattar, de quem teve um filho (Luã), em 1987, e em 1995 contraiu matrimónio com o modeloi Gaetano Lopes, com quem tem duas filhas adoptadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8