page view

"Mandem aqui os bombeiros que eu morro dentro de casa": Idosa de 85 anos ficou cercada pela água em Vila do Conde

Maria, de 85 anos, usou botão de pânico para pedir ajuda.

16 de novembro de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

'A casa está completamente destruída': os estragos provocados pelo mau tempo em Vila do Conde

"Meninas, mandem aqui os bombeiros que eu morro dentro de casa". O apelo desesperado de Maria da Conceição Ferreira, de 85 anos, feito através do botão de pânico, serviu para espoletar o socorro à idosa que, na última madrugada, ficou cercada pela água, em Modivas, Vila do Conde. Maria e os vizinhos, moradores na rua da Lage, viveram horas de verdadeira aflição devido a uma tromba-d'água que fez o caudal do ribeiro da Lage subir repentinamente e alagar casas e ruas, deixando para trás um cenário de destruição.

"Já tivemos cá várias cheias, mas nunca vi uma coisa assim", relata a idosa, visivelmente emocionada. Cerca das 04h00 da madrugada apercebeu-se da chuva, abriu as portas e viu que o rio tinha galgado as margens. Meia hora depois, já a água estava a chegar à  porta da casa onde vive sozinha. "Tenho aqui este botão e liguei para pedir ajuda. Pensei que morria aqui sozinha", recorda, de lágrimas nos olhos.

Foram ao todo 12 as casas afetadas pela chuva repentina, em Modivas. Sofia Barbosa estava a dormir, quando se apercebeu da chuvada. "Tirámos os carros e as ferramentas que o meu marido usa no trabalho e ainda tentámos tirar a água com baldes, mas quando a água começou a entrar pela casa dentro, vimos que não havia nada a fazer. Perdemos tudo. A minha casa está completamente destruída", lamentou a moradora, visivelmente emocionada.

Quando o caudal da água começou a baixar, os moradores iniciaram a limpeza. "Tenho aqui coisas que não me pertencem,  não sei de onde vieram, mas não se aproveita nada", lamentou Florentina Sousa. Esta moradora preferiu abandonar a casa após a limpeza. "Vou passar a noite fora, porque tenho medo que a água volte a subir", atirou.

A Câmara Municipal de Vila do Conde ativou o plano de emergência e preparou camas para eventuais desalojados devido à depressão 'Cláudia'.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8