page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Pandora O poder não se mostra. Usa-se.

Farol de Cacilhas com carimbo personalizado

Evento filatélico arranca a 17 de outubro.

13 de outubro de 2015 às 15:21

Conhece quem colecione selos?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Conhece quem colecione selos?

A Associação de Reformados e Pensionistas do Concelho de Almada (ARPCA), em colaboração com a Câmara de Almada, vão realizar a 9ª Mostra de Filatelia e Colecionismo integrada no Mês do Idoso no concelho de Almada.

Este evento filatélico e de colecionismo, este ano dedicado ao Farol de Cacilhas, será inaugurado no próximo sábado, 17 de outubro, na Casa de Cultura de Almada.

O Farol de Almada data de 1886 e substituiu a antiga lanterna que assinalava a navegação do Tejo no cais Pontaleto de Cacilhas. Com 12 metros de altura, inicialmente pintado de vermelho, foi em 1928 pintado de verde até 1978, altura em que foi retirado. O famoso Farol de Cacilhas voltou, em 2009, a ser colocado em Cacilhas, pintado na cor original, mas como monumento no âmbito patrimonial e histórico de Almada.

Farol de Cacilhas, farol, Cacilhas, carimbo, filatelia, Associação de Reformados e Pensionistas do Concelho de Almada, ARPCA, Câmara Municipal de Almada, Almada, Mostra de Filatelia e Colecionismo, colecionismo, Mês do Idoso
Farol de Cacilhas, farol, Cacilhas, carimbo, filatelia, Associação de Reformados e Pensionistas do Concelho de Almada, ARPCA, Câmara Municipal de Almada, Almada, Mostra de Filatelia e Colecionismo, colecionismo, Mês do Idoso

Na Casa de Cultura de Almada vão ser expostas, em cerca de uma centena de quadros, excelentes coleções de Filatelia Tradicional, Inteiros-Postais, Temática, Maximafilia, participações de jovens filatelistas e de colecionismo.

Como o certame é dedicado ao Farol de Cacilhas, a organização solicitou aos Correios de Portugal um selo personalizado e um carimbo comemorativos que reproduzem o Farol de Cacilhas. Os colecionadores e público em geral terão à disposição, dia 17 de outubro no local da exposição – o posto de correios dos CTT – entre as 15h00 e as 17h00, o carimbo comemorativo e as restantes peças editadas pela ARPCA, bem como peças de anteriores eventos filatélicos.

Foi editado um excelente catálogo que, além dos elementos técnicos da exposição, inclui uma anotação histórica sobre o Farol de Cacilhas da autoria do historiador Alexandre Flores.

Organizado pela ARPCA, o certame tem o patrocínio da Câmara Municipal de Almada, Correios de Portugal e Federação Portuguesa de Filatelia.

O evento filatélico e de colecionismo tem entrada gratuita e decorre até o dia 25 de outubro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Vidas

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8