Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Feira do Livro conta receber 600 mil visitantes

Inauguração às 16h00.
28 de Maio de 2015 às 07:39
feira conta com o número recorde de 271 pavilhões
feira conta com o número recorde de 271 pavilhões FOTO: Bruno Colaço

A 85.ª Feira do Livro de Lisboa, instalada no parque Eduardo VII, que projeta receber 600 mil visitantes e conta com um número recorde de 123 participantes e 271 pavilhões, é inaugurada hoje às 16h00.


A cerimónia de inauguração, às 16h00, na Praça Amarela conta com as presenças do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e do presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), João Alvim. 


Entre as novidades da edição deste ano, realiza-se a iniciativa 'Acampar com histórias', numa parceria com as Bibliotecas Municipais e para a qual se prevê a participação de 120 crianças entre os oito e os 12 anos, que vão passar uma noite na Estufa Fria, entre livros e contos.


Outra novidade é um espaço dedicado à gastronomia com a instalação de uma cozinha onde se realizarão várias demonstrações culinárias.


Na feira está prevista a participação do presidente da Federação dos Editores Europeus, Pierre Dutilleul, que fala hoje sobre os direitos de autor e a pirataria, numa conferência marcada para as 18h00, que vai contar também com a participação do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e de João Alvim.


Outras presenças destacadas pela APEL são a da copresidente da Federação Europeia e Internacional de Livreiros, Kyra Dreher, que participa numa sessão sobre a lei do preço fixo do livro, e a do presidente da Associação Internacional de Editores, Richard Charkin, que falará sobre os constrangimentos internacionais aos direitos de autor e a luta contra pirataria.


No âmbito do certame irá decorrer o I Encontro Literário 'Nós e os livros', e a Fundação Francisco Manuel dos Santos vai promover um ciclo de 11 debates sobre a economia portuguesa, o parlamento e o ensino, entre outros temas.

85.ª Feira do Livro de Lisboa parque Eduardo VII
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)