page view

Figuras míticas do cinema no Centro Português de Serigrafia

O Centro Português de Serigrafia (CPS) e a Cinemateca Portuguesa inauguram sexta-feira em Lisboa ‘Cinecittá’, exposição de múltiplas colagens do artista italiano Mimmo Rotella. As obras abordam algumas das míticas figuras do cinema e estarão em exibição até dia 31 de Dezembro.

27 de outubro de 2010 às 17:21

As obras de arte de Mimo Rotella espelham a "realidade dos posters das ruas de Roma, em camadas sobrepostas nas paredes da cidade, fazendo transitar estas imagens do imaginário contemporâneo para o seu atelier onde ganharam uma nova vida em colagens sobre a tela", revelou Jordi Vilafranca, diplomado em avaliação, certificação e peritagem de obras de arte pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona.

Comemorando os 25 anos do CPS, cerca de 50 obras serão divididas em quatro núcleos: ‘Eternamente Marilyn' onde estará presente a sensualidade e beleza; ‘Paixão e Glamour', representando casais míticos dos clássicos do cinema; ‘Rebeldes e Fantásticos', que realça as grandes figuras dos 'westerns', com o seu expoente em John Wayne; e ‘Décollages', exibindo a selecção de 15 trabalhos do primeiro artista a expor 'posters' rasgados como forma de arte.

"Podemos ver momentos aqui que nunca mais poderão ser vistos", sublinha Vilafranca, acrescentando "ser impossível fazer uma exposição destas se não fosse amante de cinema"

Na sede do CPS será ainda exposta uma serigrafia de homenagem a Mimmo Rotella, do artista Carlos Barroco.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8