page view

Filho de ex-líder do PSD e mulher de dono da TVI em Serralves

Luís Menezes e Paula Ferreira são a voz do Estado na instituição. Governo pressionado para indicar nomes.

11 de abril de 2025 às 01:30

Luís Menezes, filho do ex-líder do PSD Luís Filipe Menezes, ele próprio antigo deputado dos sociais-democratas e vice-presidente do partido, e atualmente CEO do grupo segurador Ageas Portugal, e Paula Paz Ferreira, mulher de Mário Ferreira, principal acionista da Media Capital (dona da TVI), e vice-presidente da Pluris Investments, que detém também a Douro Azul, são os novos representantes do Estado na administração da Fundação Serralves.

Fica assim completo o órgão de gestão da instituição de promoção cultural localizada no Porto, que estava incompleta desde o início do ano, quando Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura do PS, assumiu as funções de presidente de Serralves, substituindo no cargo Ana Pinho.

O Ministério da Cultura esclareceu que estas nomeações foram feitas “em período de gestão, a pedido expresso e urgente” de Isabel Pires de Lima, “para garantir o regular funcionamento da instituição”. Acrescenta ainda o ministério liderado por Dalila Rodrigues que os nomeados não serão remunerados. Luís Menezes e Paula Ferreira ocupam os cargos antes ocupados por Isabel Pires de Lima e o historiador Pacheco Pereira.

Da administração da Fundação Serralves fazem ainda parte Manuel Sobrinho Simões (cientista), Armando Cabral (colecionador de arte), e os gestores Fernando Cunha Guedes (da Sogrape), Tomás Jervell (do Grupo Nors), Luís Silva Santos (da Ascendi) e Maria do Carmo Oliveira (da Altri e Ibersol).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8