Curta-metragem vai ser exibida entre os dias 1 e 2 de outubro.
"O Princípio, o Meio, o Fim e o Infinito", filme de Pedro Coquenão, "resulta de um cenário vivido e criado" na Casa Independente, em Lisboa, e ganha agora uma nova vida, com projeção no Padrão dos Descobrimentos.
A curta aborda "temas como o próprio Padrão [dos Descobrimentos], o racismo, o antirracismo, o colonialismo e o 'neon colonialismo' e, inevitavelmente, a saúde mental", explica a nota de imprensa.
Em entrevista à Lusa, Pedro Coquenão esclarece que o filme que é agora exibido, a 01 e 02 de outubro, no Padrão dos Descobrimentos, "resulta de um cenário vivido e criado", ao longo de um mês, num alojamento artístico que desenvolveu na Casa Independente.
"Tenta registar essa residência, as peças que foram expostas e as obras que foram apresentadas, nomeadamente um musical. Depois, cruza com esta ficção, que são as personagens IKOQWE, a viverem nessa residência, a interagirem com o espaço e a criarem eles próprios, também, um musical", detalha.
A tudo isto, soma-se uma rádio que foi emitida durante aquele mês no Largo Intendente, "chamada Normal, que tem um locutor que vai contando a história".
Para este projeto, partiu de algumas obras suas, mas também de peças que foi "buscar ao acervo do Museu de Lisboa, com a ajuda da EGEAC, como a maquete original do Padrão dos Descobrimentos, esculpida por Leopoldo de Almeida, aguarelas de António Costa Pinheiro ou a escultura dos Pretos de São Jorge".
Daí, resultaram pecas como "Neon Colonialismo" ou "Aluzejo".
"Foi muito interessante para mim fazer essa conversa, entre coisas como a escultura original do Leopoldo de Almeida ou quadros do António Costa Pinheiro com coisas minhas, com coisas que pintei na parede ou peças que fiz com caixas de luz e pequenas instalações que fiz na casa inteira", conta o artista.
O que chega agora aos ecrãs "foi mesmo criado para ser real e vivido pelas pessoas que foram à casa durante aquele mês, e foi mesmo habitado por estas duas personagens" e foi desenhado para que não fosse "um 'making of' do que lá aconteceu, mas que fosse suplementar e levasse as pessoas para uma outra dimensão.
Além disso, o adiamento de apresentações, dada a pandemia de covid-19, levou à criação de mais material, "um complemento ao que foi lá feito".
Pedro Coquenão está "muito contente" com a projeção no Padrão dos Descobrimentos "porque o espaço em que vai ser apresentado é desconhecido para a maior parte das pessoas" e permite "ver uma curta com a dignidade que uma curta merece, e conversar um bocadinho sobre isso, sobre o filme e sobre o porquê de estarmos ali dentro daquele monumento".
"Aquele monumento é muito imponente (...), ele entra pelo rio adentro, não parece que está a ir para o oceano, parece que está a ir pela Trafaria adentro", destaca o artista, frisando que "tem uma série de problemas que são normais na História -- a representatividade é terrível, pobre, [tem] apenas uma mulher, se não me engano, a mãe do Infante D. Henrique", a rainha Filipa de Lencastre.
Para o realizador, "não há uma representação, de todo, do que foi o diálogo daquela época com tudo aquilo que é o que valida muita gente defender essa época como uma época dourada da História".
Mas acredita que a sociedade tem "evoluído muito nestes últimos anos, principalmente, e há uma visão do Padrão como algo que, de facto, é obsoleto, e que retrata uma História numa perspetiva que é muito limitada", mas que, à luz do que se sabe hoje, se torna evidentemente num "agressor".
"Visto de costas, ele não é um barco, não são velas, é uma espada, uma espada muito forte ali fincada", que "leva consigo muitas cruzes e muitas espadas", demonstrando que o intuito da viagem não era "conhecer pessoas ou descobrir o mundo", mas antes "fazer aquilo que qualquer país poderoso e opressor hoje faz".
Aquele monumento e o Cristo Rei, exemplifica, "são coisas muito definidoras" da capital "de um país que se afirma laico e diverso, e, no entanto, essas duas representações muito fortes e altivas na cidade são reveladoras de uma outra forma de ver as coisas".
"O filme tem essa leveza, mas tem essa preocupação de, imaginando dois personagens que chegam à cidade e olham para ela, se calhar estranharem algumas coisas que se calhar não são tão lineares para quem chegue de repente à cidade".
Depois de ter sido estreado no Indie Lisboa, uma nova versão de "O Princípio, o Meio, o Fim e o Infinito" é agora mostrada no Padrão dos Descobrimentos nos dias 01 e 02 de outubro, mas faz também parte da seleção de filmes do Womex 2021, que se realiza no Porto de 27 a 31 de outubro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.