page view

Fitas originais de Zeca estão desaparecidas

Administrador não confirma venda de masters porque inventário não está concluído.

24 de fevereiro de 2017 às 08:17

As fitas das gravações originais - masters - de grande parte da obra de Zeca Afonso, estão em parte incerta. No dia do 30º aniversário da morte do cantautor, a Antena 1 avançou que estes importantes registos de estúdio terão sido vendidos pela editora Movieplay, atualmente em processo de insolvência, a uma empresa estrangeira.

A situação foi descoberta em 2008, quando o cantor Fausto moveu um processo contra a Movieplay e pediu o arresto das obras. Contudo, "estas já tinham desaparecido", confirma ao CM advogado Francisco Teixeira da Mota, que acompanhou o caso.

"As editoras só pensam em euros e nunca em respeitar o património dos artistas. Os masters são intocáveis!", diz ao CM José Fortes, produtor de música que trabalhou com Zeca Afonso. "O álbum ‘Galinhas do Mato’ [1985] só saiu porque guardei as onze fitas originais, depois de a editora ter dito para as apagar", acrescenta o profissional, que há muitos anos alerta para a necessidade de atribuir o estatuto de património cultural à obra de Zeca.

Já o administrador de insolvência da Movieplay, Pedro Mendes, confirma ao CM que as obras estão em "paradeiro desconhecido" e não confirma que tenham sido vendidas. "Até hoje não foi possível concluir o inventário do património da empresa porque os seus gestores estão em parte incerta e não colaboram com o processo", diz.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8