page view

Guitarra de Kurt Cobain vendida por 5,3 milhões de euros

Licitações pelo instrumento do vocalista dos Nirvana destrona peça de David Gilmour.

22 de junho de 2020 às 08:18

A guitarra acústica do músico Kurt Cobain, fundador e vocalista dos Nirvana, foi vendida no último sábado por 5,3 milhões de euros, durante um leilão, promovido pela Julien’s Auctions. O instrumento musical com várias décadas - uma Martin D-18E de 1959 - foi adquirida por Peter Freedman, diretor-executivo da empresa Rode Microphones.

A venda milionária da guitarra usada por Cobain no mítico concerto MTV Unplugged, de 1993, destronou a de David Gilmour, dos Pink Floyd, que levou a leilão , em 2019, uma das suas Stratocaster, comprada por 3,5 milhões de euros. O evento, que decorreu no fim de semana em Beverly Hills, na Califórnia, EUA, levou a leilão outras peças importantes dos Nirvana, tais como um poster assinado de ‘Nevermind’, comprado por 50 mil euros, a câmara usada na sessão fotográfica da banda para a revista SPIN, em 1992, bem como as fotografias captadas e os respetivos negativos, por 31 mil euros. Vários passes de acesso aos bastidores dos espetáculos também estavam disponíveis para compra por 458 euros cada.

Para muitos dos admiradores e fanáticos da mítica banda norte-americana, a venda desta guitarra representa a possibilidade de revisitar um dos períodos de auge do grupo de rock. O concerto filmado em Nova Iorque e lançado após a morte de Kurt Cobain, em abril de 1994, tornou-se uma das referências discográficas dos Nirvana, que marcaram toda uma geração.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8