Vencedores dos Globos de Ouro serão revelados a 9 de janeiro.
Os filmes "Belfast" e "O poder do cão" e a série "Succession" lideram as nomeações dos prémios norte-americanos de cinema e televisão Globos de Ouro, anunciou esta segunda-feira a Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood.
Os nomeados dizem respeito à 79.ª edição e foram revelados numa altura em que a organização disse ter feito uma profunda reforma, para responder às críticas e ameaças de boicote por parte da indústria norte-americana.
"Este foi um ano de mudança e reflexão para a HFPA [sigla em inglês da associação]. Nos últimos oito meses trabalhámos arduamente para fazer melhor", afirmou a recém-nomeada presidente da associação, Helen Hoehne, na apresentação dos nomeados.
Entre as produções mais nomeadas para os próximos Globos de Ouro estão os filmes "Belfast", de Kenneth Branagh, e "O poder do cão", de Jane Campion, ambos com sete indicações para os Globos de Ouro, incluindo Melhor Realização e Melhor Filme de Drama.
O filme de Jane Campion, estreado na plataforma Netflix, valeu ainda nomeações para os atores Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Kodi Smit-McPhee e para o músico Johnny Greenwood, dos Radiohead, autor da banda sonora.
Já "Belfast" deu origem a nomeações para Caitriona Balfe, Jamie Dornan e Ciarán Hinds, enquanto atores secundários, e para a "Down to joy", como candidato a melhor canção.
No total, para Melhor Filme de Drama estão nomeados "Belfast", "Coda", "Dune", "King Richard" e "O poder do cão". Para Melhor Filme de Comédia ou Musical estão indicados "Cyrano", "Não olhem para cima", "Licorice Pizza", "Tick, Tick… Boom!" e "West Side Story".
Os filmes "Licorice Pizza", de Paul Thomas Anderson, e "West Side Story", de Steven Spielberg, seguem ambos com quatro nomeações.
Na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa estão nomeados "Compartment nº.6", do realizador Juho Kuosmanen (Finlândia, Alemanha e Rússia), "Drive my car", de Ryusuke Hamaguchi (Japão), "A mão de Deus", de Paolo Sorrentino (Itália), "Um herói", de Asghar Farhadi (Irão e França), e "Mães Paralelas", de Pedro Almodóvar (Espanha).
"Encanto", "Flee", "Luca", "My Sunny Maad" e "Raia e o último dragão" estão nomeados para melhor filme de animação.
Nas categorias de ficção para televisão, a terceira temporada da série "Succession" é a mais nomeada, com cinco Globos de Ouro: Para Melhor Série Dramática e para os atores Brian Cox, Jeremy Strong, Sarah Snook e Kieran Culkin, nas categorias de representação.
Além de "Succession", na categoria de Melhor Série Dramática estão nomeados "Lupin", "The morning show", "Pose" e "Squid Game", enquanto na categoria de melhor série de comédia foram selecionados "The Great", "Hacks", "Ted Lasso", "Reservation Dogs" e "Homicídios ao domicílio".
A associação decidiu implementar este ano uma reforma interna, depois de ter sido duramente criticada na sequência de uma investigação do jornal Los Angeles Times, que traçou uma imagem de atuação duvidosa, protecionista dos seus membros e desligada da realidade.
No início do ano, o organismo também foi criticado por ter excluído das nomeações várias obras relevantes realizadas ou protagonizadas por afro-americanos, o que levou estúdios, agentes e relações públicas a ameaçarem boicotar a próxima edição se não fossem feitas mudanças profundas.
Além de ter elegido uma nova presidente, a associação acolheu a entrada de 21 novos membros, seis dos quais jornalistas negros, e atualizou o código de conduta interna, mas não terá sido suficiente para reaver a credibilidade junto da indústria.
Os vencedores dos Globos de Ouro serão revelados a 09 de janeiro, mas não haverá transmissão televisiva, depois de a estação NBC ter decidido deixar de emitir a cerimónia.
A associação ainda não revelou como fará a atribuição dos prémios.
Este ano, a cerimónia decorreu de forma virtual, por causa da pandemia da covid-19, e foi vista por 6,9 milhões de pessoas, menos 64% do que na edição de 2019.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.