page view

João Ribas escolhido para Bienal de Veneza

Ex-diretor do Museu de Serralves vai comissariar a 58ª Exposição Internacional de Arte.

22 de dezembro de 2018 às 01:30

O ex-diretor do Museu de Serralves, João Ribas, foi escolhido para comissariar a representação de Portugal na Bienal de Arte de Veneza 2019, um dos certames de arte mais importantes do Mundo.

Segundo os resultados publicados ontem pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), o curador e crítico de arte foi o candidato mais bem classificado no concurso, com uma pontuação de 96,95%, 11 pontos acima dos segundos classificados, João Laia e Pedro Barateiro.

O projeto de João Ribas apresenta a artista plástica portuguesa Leonor Antunes, que vive e trabalha entre Berlim e Lisboa, para representar Portugal no certame.

A 58ª Exposição Internacional de Arte decorre entre 11 de maio e 24 de novembro de 2019 em Veneza, com curadoria do britânico Ralph Rugoff, diretor da Hayward Gallery, e terá como tema ‘Tempos Interessantes’.

Depois de ter sido escolhido, em janeiro, por concurso internacional, para diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas apresentou demissão em setembro, acusando a instituição de "violação continuada" da sua "autonomia técnica e artística", no caso polémico da exposição de obras de Robert Mapplethorpe, acusações que a administração depois refutou.

Ribas demitiu-se depois da inauguração de ‘Robert Mapplethorpe: Pictures’, que comissariou, e que foi reduzida de 179 para 159 obras, fruto de "interferências e restrições" da administração, de acordo com o curador.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8