Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Judas: traidor ou amigo de Jesus?

O nome de Judas é sinónimo de traição, mas pode deixar de ser caso se aceite como autêntico um documento antigo, cuja tradução integral será revelada no próximo dia 6 de Abril. Expõe a relação entre o apóstolo maldito e Jesus Cristo, apresentando-os como muito próximos.
20 de Março de 2006 às 00:00
O papiro apresenta Judas como o apóstolo que, ao entregar Jesus, cumpriu uma missão divina
O papiro apresenta Judas como o apóstolo que, ao entregar Jesus, cumpriu uma missão divina FOTO: DR
Naquele que tem sido chamado ‘O Evangelho Segundo Judas’, o Messias diz-lhe: “Tu serás o apóstolo maldito por todos os demais. Tu, Judas, oferecerás o sacrifício deste corpo de homem que me reveste. Tu serás o décimo terceiro e serás maldito ao longo das gerações e regressarás para reinar sobre eles.” Noutra parte lê-se: “E foram a Judas e disseram: ‘Embora, neste tempo, não faças o bem, és um autêntico discípulo de Jesus.’ E ele disse-lhes o que queriam ouvir. E entregou-o.”
O papiro, com 26 páginas, data do séc. IV, mas acredita-se que é a tradução de outro, de 187 após a morte de Cristo. Descoberto em finais dos anos 70 no Egipto, dentro de um túmulo, passou por várias mãos e nos últimos 16 anos esteve num cofre bancário em Long Island, nos Estados Unidos.
Uma fundação suíça comprou-o em 2002, mas não conseguiu vendê-lo pois foi retirado ilegalmente do Egipto. Terá decidido vender a tradução à National Geographic.
Segundo o jornal ‘The Mail on Sunday’, alguns sectores da Igreja católica temem que o manuscrito revolucione crenças básicas do Cristianismo. Não é isso, contudo, que diz o presidente do Comité de Ciências Históricas do Vaticano, Walter Brandmuller, para quem a tradução será tão só “um testemunho precioso para conhecer melhor o Cristianismo primitivo.”
O bispo português Januário Torgal Ferreira, que duvida da autenticidade do documento, afirmou ao CM que “dificilmente aparecerá algum texto capaz de negar a realidade: Judas foi infiel a Cristo”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)