page view

Reembolsos de IRS em menos de 15 dias

Contribuintes com declarações automáticas deverão receber em menos de duas semanas.

01 de abril de 2026 às 01:30

Os contribuintes do IRS Automático deverão receber o reembolso em menos de duas semanas após o envio da declaração e e os restantes entre três a três semanas e meia, prevê o governo em declarações à Lusa. Segundo a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte,  o Governo tem feito um "caminho de tentar aproximar o imposto devido ao imposto efetivamente devido", o que não significa  necessariamente um valor de reembolso mais baixo.

"A expectativa é a de que os prazos médios de reembolso sejam próximos ou similares aos do ano passado", afirmou Cláudia Reis Duarte, prevendo um prazo inferior a duas semanas no caso do IRS automático, tendencialmente mais simples.  O universo de contribuintes que podem entregar esta declaração, inteiramente preenchida pela Autoridade Tributária, deverá subir de 1,7 milhões para cerca de dois milhões, já que esta funcionalidade será alargada às declarações do imposto dos jovens até aos 35 anos. Mas os contribuintes têm sempre a hipótese de não aceitar e, em alternativa, entregar a declaração pela via normal, através da submissão manual, em que os principais dados também já estão pré-preenchidos.

No caso das "declarações mais complexas" (as entregues de acordo com a regra geral), a média foi "ligeiramente" superior, "de três semanas a três semanas e meia", especificou a secretária de Estado. Muitas destas declarações abrangem rendimentos, nomeadamente de capitais, mais valias ou rendas, para além dos salários.  

Cláudia Reis Duarte lembrou que, este ano, por causa das tempestades, as entidades localizadas nas zonas onde ocorreram as intempéries têm mais tempo para cumprir as obrigações fiscais (até ao final de abril), mas "não se espera" que o alargamento "seja materialmente relevante" para a campanha do IRS, embora "nalguns casos concretos" possa haver "validações que levem um pouco mais tempo".  O prazo para a entrega do IRS começa esta quarta-feira, e dura três meses, até 30 de junho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8