page view

Morrer de amor nas quatro linhas

Morrer de amor na Invicta, num ambiente de rivalidade futebolística. Este é o ponto de partida de ‘Star Crossed – Amor em Jogo’, a primeira longa-metragem da produtora portuguesa Yellow Films, que esta quinta-feira chega aos cinemas nacionais. <br/><br/>

31 de maio de 2009 às 00:30

A tragédia de ‘Romeu e Julieta’ dá o mote à realização de Mark Heller, jovem cineasta britânico, e segue até um final esperado... mas que também "vai surpreender", garante Soraia Ferreira, produtora. O filme é falado em português e em inglês, protagonizado por Kyle Redmond-Jones e Teresa Tavares.

A acção desenrola-se nos dias de hoje, no Porto. O cenário é o estádio do Futebol Clube do Porto, epicentro de amores e ódios, "mas podia ter sido o estádio do Braga ou da Luz", explica o produtor executivo da Yellow, Angelino Ferreira, dissociando-se da sua ligação ao Estádio do Dragão e frisando que "todas as localizações foram pagas".

"Neste filme, o futebol é uma luta, não um jogo bonito", diz Soraia Ferreira, filha de Angelino e responsável da produtora.

O ódio entre o Invicta e o Castelo – que poderiam ser o FCP e o Benfica (até nos azul e vermelho das cores dos clubes) – comanda a trama em que se cruzam talentos de vários países. Andy Ansah, coreógrafo dos spots da Nike e do filme ‘Goal’, orienta as cenas de futebol; o actor britânico Neil Jackson escreveu a história com o argumentista Tiago Santos (‘Call Girl’); e Tim Williams, orquestrador de ‘Watchmen’, dirige a banda sonora. O elenco junta veteranos, como Virgílio Castelo e o norte-americano Wayne Duvall (primo de Robert Duvall), a jovens actores: Teresa Tavares, Diogo Morgado e Kyle Redmond-Jones. "Foi uma mistura que deu um ambiente incrível na rodagem", conclui Soraia Ferreira. 

"VAI SUPERAR EXPECTATIVAS" (Soraia Ferreira, Produtora do filme)

Correio da Manhã – Porque escolheram as cores azul e vermelho para os clubes rivais?

Soraia Ferreira – Em Portugal temos a rivalidade, a vermelho e azul, mas o mesmo acontece no Reino Unido, com o Manchester (vermelho) e o Chelsea (azul).

– Porque escolheram o Estádio do Dragão para filmar?

– De início considerámos filmar em dois estádios: um no Porto e outro em Lisboa. Mas decidimos pela cidade do Porto, que é muito cinematográfica, e naturalmente no estádio do Dragão.

– Qual o maior trunfo de ‘Star Crossed – Amor em Jogo’?

– É um filme que vai superar as expectativas. É o ‘Romeu e Julieta’ numa abordagem tão contemporânea que vai surpreender. 

APONTAMENTOS 

TÍTULO SHAKESPERIANO

A expressão ‘star crossed lovers’, assinatura de ‘Romeu e Julieta’, resume a relação em que os amantes estão condenados à tragédia.

ESTÁDIO DO DRAGÃO

Os clubes rivais vestem de azul e vermelho o que, inevitavelmente, remete para a realidade de opositores como FC Porto e Benfica.

CUSTO DE DOIS MILHÕES

Apoiado pelo Fundo de Investimento no Cinema e Audiovisual (FICA), o filme está orçamentado em cerca de dois milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8