page view

Morreu Ana Faria, cantora de música infantil que criou os Queijinhos Frescos e os Onda Choc

Tinha 74 anos.

18 de agosto de 2024 às 11:01

A cantora Ana Faria, conhecida por criar os grupos Queijinhos Frescos e os Onda Choc, morreu, este sábado, aos 74 anos.

Ana Faria participou em vários programas de música da televisão portuguesa, entre eles, o "Zip Zip", da RTP, em 1969, onde cantou a "Canção de Embalar", de José Afonso, e "Avé Maria do Povo, popularizado por Simone de Oliveira.

Juntamente com o marido, Heduíno Gomes, responsável pela produção, criaram os grupos Queijinhos Frescos, Jovens Cantores de Lisboa, seguindo-se os Onda Choc, com mais de um milhão de discos vendidos, e as Popeline.

Numa publicação na rede social Facebook, acompanhada de uma fotografia do álbum de Ana Faria "Pedaço de Céu" lançado em 1986, Heduíno Gomes escreve: "Ana Faria, Nova Lisboa, 18 de Outubro de 1949-Lisboa, 17 de Agosto de 2024".

Também através do Facebook, o investigador musical e radialista João Carlos Calixto, recorda a cantora como criadora de projetos "importantíssimos para a educação do gosto de tantas e tantas crianças".

Um dos projetos destacados pelo radialista é o projeto "Brincando aos Clássicos" que, a par de "Os Queijinhos Frescos" se tornou muito popular entre os mais jovens.

Ana Faria dedicou-se mais tarde à pintura e aos retratos, algo em que se focava ainda antes da música. Também editou vários livros para crianças.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8