"Scratching the Surface" ("Arranhando a superfície") ilustra rostos de figuras do movimento Cleaners Action, liderado por trabalhadoras portuguesas.
Um mural do artista português Vhils foi inaugurado esta terça-feira, no Little Portugal de Toronto, inspirado na história do movimento feminino Cleaners Action, da década de 1970, liderado por trabalhadoras portuguesas.
O mural intitulado por "Scratching the Surface" ("Arranhando a superfície", em tradução literal) ilustra rostos de figuras do movimento Cleaners Action, associado à Casa de São Cristóvão, destacando Idalina Azevedo, uma das líderes da greve conhecida por 'Wildcat', nas Torres TD, em Toronto, em 1974, viabilizando alguns direitos para as empregadas de limpeza.
"Foi uma história que me tocou bastante. Decidimos fazer o mural, não só para as mulheres que ainda estão vivas, mas para todo este movimento que surgiu para criar melhores condições de trabalho da primeira vaga de imigração portuguesa para o Canadá", disse Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils.
O artista plástico explicou que este mural "é muito especial" pois "foi a forma encontrada de homenagear não só a comunidade, mas também a sociedade onde se insere".
Para a vice-presidente do Município de Toronto, Ana Bailão, esta obra reconhece uma parte "quase esquecida do movimento operário".
"Estas mulheres, a maioria portuguesas, são uma inspiração, quando decidiram lutar contra os preconceitos anti-imigrantes e por melhores condições de trabalho, precisamente nos escritórios dos prédios na baixa de Toronto e no parlamento do Ontário", frisou.
A antiga líder sindical Idalina Azevedo mostrou-se bastante emocionada no seu discurso, nesta homenagem, pois, como disse, "quase criaram o mural sem [ela] ter conhecimento".
"Há 59 anos no Canadá, ainda não domino bem o inglês. O Canadá foi muito bom, mas é necessário habituarmo-nos. Tenho junto ao meu peito o nome de Portugal e do Canadá", afirmou.
Idalina Azevedo, apesar da idade avançada, recordou ainda, com alguns sorrisos pelo meio, que quando "seis polícias" a quiseram prender, na altura do protesto, "acabaram por levar o patrão".
Com responsabilidade na concretização deste projeto com Vhils, a adida cultural da embaixada de Portugal no Canadá, Rita Sousa Tavares, destacou a importância da arte urbana "passar estas mensagens para todos aqueles que passam junto ao mural".
"Não é uma situação que ainda esteja resolvida a cem por cento. Se calhar está para a comunidade portuguesa, mas noutras comunidades que foram chegando e ocupando estes serviços de limpeza, existem ainda alguns constrangimentos", lamentou.
A Associação Comercial do Little Portugal na Dundas espera que este mural seja "motivo de muitas conversas" para "reconhecer o trabalho "destas mulheres".
"Elas [empregadas de limpeza, portuguesas] não eram reconhecidas, sem elas não íamos [a comunidade portuguesa] a lado nenhum. Foram extremamente importantes e continuam a sê-lo. São um marco na história e ficam aqui retratadas", disse Anabela Taborda.
O cônsul-geral de Portugal em Toronto, José Manuel Carneiro, realçou que este mural "é uma prova do dinamismo da comunidade portuguesa no Canadá".
"É uma comunidade que se afirma e que diz que estamos aqui, estamos integrados, mas, ao mesmo tempo, estamos a contribuir com algo que é nosso, para que este país também se afirme no mundo", elogiou.
O projeto surgiu através da iniciativa da vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto, Ana Bailão, da Associação Comercial do Little Portugal na Dundas e da Embaixada de Portugal no Canadá.
Alexandre Farto (Vhils) nasceu em Lisboa, em 1987, terminou os seus estudos de Arte em 2008, em Londres, tendo iniciado a atividade como artista urbano em 1998, com a pintura de muros e comboios, na margem sul do rio Tejo.
O mural, o mais recente trabalho do artista plástico português, está localizado no número 1628 da Dundas Street West, em Toronto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.