Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Museus de Portugal e do Luxemburgo trocam obras de arte

Iniciativa 'Obra Convidada' vai levar também uma tela do museu português ao Grão-Ducado.
22 de Janeiro de 2015 às 10:19
Museu Nacional de Arte Antiga partilha obras com o Luxemburgo
Museu Nacional de Arte Antiga partilha obras com o Luxemburgo FOTO: João Cortesão

O Museu Nacional de Arte Antiga mostra a partir desta quinta-feira uma pintura do Museu de História e Arte do Luxemburgo, no âmbito da iniciativa 'Obra Convidada', que vai levar também uma tela do museu português ao Grão-Ducado.

Iniciado em 2013 com uma obra de Lucas Cranach, o Velho, vinda do The Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, o ciclo de exposições 'Obra Convidada' tem vindo a apresentar no Museu Nacional de Arte Antiga várias obras de arte de grandes museus estrangeiros.

Ao abrigo da permuta, o Museu de Arte Antiga em Lisboa tem patente a pintura 'Baco, Vénus e Cupido', do italiano Rosso Fiorentino (1494-1540), proveniente do Museu Nacional de História e Arte do Luxemburgo (MNHA).


Em troca, o MNHA vai expor no Luxemburgo a partir de 29 de janeiro a pintura 'O Casamento Místico de Santa Catarina', do pintor barroco espanhol Bartolomé Esteban Murillo (1618-1682), cedida pelo Museu Nacional de Arte Antiga.

A inauguração  da mostra, completada por uma Sagrada Família de um aprendiz de Murillo, Francisco Meneses Osorio (1630-1705), que faz parte da coleção do museu luxemburguês, vai contar com a presença da ministra da Cultura do Luxemburgo e com um concerto de guitarra portuguesa, com João Godinho e Paulo Cartaxo.

Para o diretor do museu luxemburguês, que lançou em Novembro visitas guiadas em língua portuguesa, a exposição é também uma oportunidade para atrair mais portugueses ao MNHA.

Museu Nacional de Arte Antiga Museu de História e Arte do Luxemburgo Obra Convidada
Ver comentários