page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Música clássica 'invade' discoteca LuxFrágil uma vez por mês

Primeira sessão está marcada para quinta-feira.

14 de janeiro de 2020 às 10:43

A música clássica estará em destaque na discoteca LuxFrágil, em Lisboa, uma vez por mês até junho, no âmbito da temporada A Boca do Lobo, cuja primeira sessão, "Viagem de Inverno", está marcada para quinta-feira.

Com curadoria do maestro Martim Sousa Tavares, o ciclo A Boca do Lobo é composto por "seis eventos únicos", cuja "natureza irrepetível sublinha que, mais que meros concertos, são experiências onde a ligação entre espaço e tempo é insubstituível", lê-se no 'site' da iniciativa. A primeira sessão, "Viagem de Inverno", que inclui música e pintura ao vivo, acontece esta quinta-feira.

Nesse dia, a pianista Mrika Sefa, o cantor Martin Mkhize e o artista Fidel Évora "vão dar voz à 'Viagem de Inverno' de Schubert". "Quando era pequena, o piano e a guerra levaram Mrika Sefa do Kosovo até à Suíça, numa mudança drástica de paisagens e culturas.

Martin Mkhize deixou a África do Sul para procurar a sua voz na Holanda, trocando as falésias da Cidade do Cabo pelos canais de Amesterdão. O artista cabo-verdiano Fidel Évora saiu do seu arquipélago natal para estudar e trabalhar na Europa, dando cores a ruas e telas com a sua arte.

Três viagens distintas, três caminhos que nunca se cruzaram até se encontrarem no LuxFrágil", lê-se na página do 'site' dedicada à primeira sessão de A Boca do Lobo. "Winterreise" ("Viagem de Inverno") do austríaco Franz Schubert "é um ciclo de canções para voz e piano, escritas há dois séculos por um compositor de 30 anos à beira da morte". Nesse ciclo de canções, "a partir de poemas de Wilhelm Müller, relata-se a solidão de um viajante errante e de coração partido que deixa a sua terra numa noite escura".

Na quinta-feira, essa 'viagem' será feita com a voz de Martin Mkhize, o piano de Mirka Sefa e as ilustrações ao vivo por Fidel Évora. As obras de Fidel Évora que forem criadas durante a sessão serão vendidas e a receita será "integralmente doada" ao Projecto LAR, cujo objetivo principal "é criar uma estrutura que dê às famílias de refugiados e migrantes uma perspetiva para o futuro, ao capacitá-las com instrumentos e condições para que criem uma casa e uma vida nos países de acolhimento, gerando motivos para que nele queiram ficar". As sessões do ciclo A Boca do Lobo acontecem na terceira quinta-feira de cada mês, entre janeiro e junho. A segunda, "Joahnna Tacet", está marcada para 20 de fevereiro. "Neste evento o Drumming GP [grupo de percussão fundado em 1999] irá dar ao mundo a estreia da última e mais ambiciosa obra de [pianista e compositora] Johanna Beyer: 'Horizons'. Esta partitura acorda de um 'tacet' de 78 anos e toma a ribalta no LuxFrágil. Obras de Beyer serão tocadas lado a lado com obras do gigante do modernismo John Cage, num ensaio para a cartografia de ligações e influências entre os dois génios", lê-se na página da sessão.

Para março, no dia 19, está marcada a sessão "Escape-Soundescape", dedicada ao trabalho do compositor John Luther Adams: "uma experiência inteiramente imersiva e concebida especialmente para o Lux Frágil. É música, mas também é meditação. É música, mas também é ação. É ecologia sonora que se move, evolui e contamina lentamente, e és livre de ouvir a tua parte nela". A quarta sessão, "Paris 1892", com a pianista Joana Gama, dedicada às obras do compositor e pianista Erik Satie e do escritor Joséphin Peladan, acontece a 16 de abril. Em 21 de maio, o LuxFrágil acolhe a estreia nacional da ópera multimédia "As One", uma "obra extraordinária sobre compreensão e amor", com música de Laura Kaminsky e libreto de Kimberly Reed e Mark Campbell. A sexta e última sessão, "Mitilene, Lesvos / Lux, Lisboa", inclui música poesia e performance. "De Mitilene, Lesvos, para o Lux Frágil, Lisboa. Com música, poesia e dança faremos a viagem de uma ilha para outra, de ontem para hoje, para emergimos aqui e agora, celebrando este espaço sagrado", lê-se na descrição da sessão. Os bilhetes para as seis sessões já estão à venda.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Vidas

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8