Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

MÚSICA CLÁSSICA TORNA AS CRIANÇAS MAIS FELIZES

De olhos esbugalhados, bocas abertas a mostrar alguns dentes (de leite) a menos, as crianças da Escola Básica do Feijó, em Almada, seguiam atentamente as explicações do maestro José Soares sobre os músicos, os instrumentos e os belíssimos sons que produzem.
1 de Junho de 2004 às 00:00
Era mais um dos Concertos Pedagógicos que este ano, pela primeira vez e para deleite dos mais novos, integraram a Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, uma iniciativa do Teatro Extremo devidamente apoiada pela Câmara Municipal de Almada e que, há nove anos a esta parte, tem animado a cidade e concelhos adjacentes com espectáculos de dança e de teatro, ‘ateliers’, concertos, exposições, cinema e debates.
Desta feita, a organização decidiu chamar José Soares – que já faz Concertos Pedagógicos há 15 anos no Ribatejo – e que, do alto da sua experiência, garante que os miúdos gostam mesmo é de Bach e Schubert. “Os adultos deitam as mãos à cabeça, mas a verdade é que as crianças deliram com a ‘Avé Maria’...”
Claro que, pelo meio, também há o ‘Papagaio louro de bico dourado...’ e até um tema conhecido de Céline Dion. Mas as crianças reagiram com igual entusiasmo à parte coral da 9.ª Sinfonia de Beethoven.
Acompanhado por dois músicos – o André (flauta) e o Maxim (violoncelista vindo de Leste) – José Soares diz que o seu trabalho tem dado frutos. “Alguns dos miúdos tornaram-se músicos, outros vão ser o público de amanhã. Mas um público exigente, sabedor...”
A próxima aposta deste melómano – que para o ano que vem promete voltar à Semente e a Almada – são os Concertos Pedagógicos para Grávidas. “As crianças ouvem música no útero das mães e a música clássica torna-as mais felizes.”
OUVIR O PÚBLICO DO FUTURO
JESSICA - 8 ANOS
“Gostei muito do concerto e da música da despedida. Sobretudo, gostei da flauta, que é o meu instrumento preferido. Lá em casa, ouço o disco dos ‘Morangos com Açucar’, mas gosto de todos os tipos de música. Quando for grande quero ser médica”.
JOÃO - 8 ANOS
“Eu gostei muito deste concerto porque também toco. Estou a aprender flauta na escola. Quero ser médico, mas lá em casa estou sempre a ouvir música. Gosto principalmente das canções dos desenhos animados e o meu cantor preferido é o Paulo Gonzo”.
PROGRAMA ESPECIAL
ENTRADA LIVRE
Para hoje, que se assinala o Dia Mundial da Criança e que se dá o encerramento da 9.ª edição da Sementes, o Teatro Extremo preparou um programa muito especial, todo ele com entrada gratuita e maioritariamente ao ar livre. Aponte na sua agenda:
10h00 às 18h00 Jogos Medievais na Praça da Liberdade e no Parque Urbano de Almada, e Insufláveis na Praça S. João Baptista
10h30 e às 14h30 Teatro de Mãos para maiores de 6 anos no Fórum Municipal Romeu Correia
11h00 Delphim Miranda apresenta marionetas para toda a família no Parque Urbano de Almada
11h00 e às 14h00 ‘Histórias dentro duma Mala’, para maiores de 3 na Sala Miratejo/Teatro Extremo
11h30 ‘La Odisea’, teatro de rua para maiores de 6 na Praça da Liberdade
15h30 Teatro/circo com Anabela Teixeira para maiores de 3 na Praça da Liberdade
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)