Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Novas versões do Hino Nacional serão distribuídas

Novas versões do Hino Nacional vão ser distribuídas a partir deste domingo pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR). O objectivo é homogeneizar a interpretação.
30 de Janeiro de 2010 às 15:12
O objectivo é homogeneizar a interpretação
O objectivo é homogeneizar a interpretação FOTO: D.R.

As diferentes interpretações vão constar de um CD mas podem também ser descarregadas a partir do site oficial - http://www.centenariodarepublica.pt/.

A iniciativa marca o arranque das comemorações do Centenário da implantação da República, no Porto. O disco vai ser distribuído às orquestras sinfónicas, bandas filarmónicas, escolas, academias de música e embaixadas portuguesas no estrangeiro.

 

As gravações incluem versões de Elisabete Matos, coro e orquestra do Teatro Nacional de São Carlos e banda da GNR. A comissão distribuirá também um livro com partituras do Hino para orquestras, bandas filarmónicas, piano e voz.

 

A iniciativa foi desenvolvida pela CNCCR, Teatro Nacional de São Carlos e RTP, em colaboração com o Ministério da Cultura e o INATEL. 

A segunda parte deste projecto acontecerá a 5 de Outubro, data em que a comissão pretende que as filarmónicas interpretem em uníssono ‘A Portuguesa’.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)