O Festival Primavera Sound arranca esta quinta-feira. Bon Iver é certamente o nome mais procurado
A primeira vez que tocou em Portugal, à data num espetáculo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em 2012, Justin Vernon, que todos conhecem como Bon Iver (‘bom inverno’ em francês), iniciou ali uma ligação emocional ao nosso país que dura até hoje. Na altura, o músico escreveu nas redes sociais que tinha encontrado a sua "mente".
Ora, aquele inverno americano, que fica bem em qualquer altura do ano, que aconchega e aquece a alma, está de regresso a Portugal, sendo Bon Iver o grande cabeça de cartaz da edição deste ano do festival NOS Primavera Sound que tem lugar no Parque da Cidade, no Porto, entre os próximos dias 8 a 10 de junho. Prometido está um encontro emocional de almas quase gémeas, ou não tivéssemos nós, portugueses, um apego especial por estas coisas da nostalgia e da melancolia. Chamam-lhe folk intimista ou pop ‘in a closet’, mas, este ano, o senhor Bon Iver até vem mais atirado para as eletrónicas, conforme mostrou no último disco ‘22, A Million’. A eletrónica e os sintetizadores são, aliás, os principais protagonistas do festival deste ano, especialmente através dos britânicos Metronomy e Aphex Twin (chamam-lhe o ‘enfant terrible’ da eletrónica), dos franceses Justice ou dos americanos Flying Lotus e Nicolas Jaar. No total, o evento reúne 47 projetos musicais.
Mas não é só pelo Parque da cidade que se fica a edição deste ano do Nos Primavera Sound. Pelo quarto ano consecutivo, o evento estende a sua programação ao centro do Porto. No dia 7, a invicta dá as boas-vindas ao público da sexta edição do festival, com uma programação distribuída por vários espaços da cidade. Cabe ao Hard Club, Café au Lait, Maus Hábitos, Passos Manuel e Plano B abrirem as hostilidades.
A ARMADA PORTUGUESA
Rodrigo Leão encabeça a armada portuguesa que este ano pode ser ouvida pelo Parque da Cidade. O músico português sobe ao palco na companhia do australiano Scott Matthew com quem editou o disco ‘Life Is Long’. Mas há mais três projetos feitos em Portugal que merecem especial atenção: os Evols, os First Breath After Coma (independentemente da hora ou das condições meteorológicas, as estrelas prometem brilhar) e o grande Samuel Úria.
ENTRE O CÉU E O MAR
Com características únicas, o Parque da Cidade (localizado quase no final da avenida da Boavista, no Porto) é o maior parque urbano do País com cerca de 83 hectares, localizado junto ao mar. São muitas as formas de lá chegar: de automóvel, autocarro ou mesmo de bicicleta. O NOS Primavera Sound recomenda a L & L Rent-a-Bike, onde por cada duas horas, dias, ou bicicletas alugadas todos os participantes do festival recebem mais uma! São apenas 25 minutos a pedalar do centro do Porto.
AGENDA
8 de junho - Cigarettes After Sex; Flying Lotus; Justice; Miguel; Rodrigo Leão & Scott Matthew; Run The Jewels e Samuel Úria
9 de Junho - Angel Olsen; Bon Iver; Cymbals Eat Guitars; First Breath After Coma; Hamilton Leithauser; Jeremy Jay; Julien Baker; King Gizzard & The Lizard Wizard; Mano Le Tough; Nicolas Jaar; Nikki Lane Pond; Richie Hawtin CLOSE; Royal Trux; Skepta; Sleaford Mods; Swans; Teenage Fanclub; Whitney
10 de Junho - Against Me!; Aphex Twin; Bicep; Black Angels Death Grips; Elza Soares; Evols Growlers; Japandroids; Make-Up; Metronomy; Mitski; Núria Graham; Operators; Sampha Shellac; Tycho; Wand; Weyes Blood
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.