page view

O inverno americano na primavera do Porto

O Festival Primavera Sound arranca esta quinta-feira. Bon Iver é certamente o nome mais procurado

07 de junho de 2017 às 17:20

A primeira vez que tocou em Portugal, à data num espetáculo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em 2012, Justin Vernon, que todos conhecem como Bon Iver (‘bom inverno’ em francês), iniciou ali uma ligação emocional ao nosso país que dura até hoje. Na altura, o músico escreveu nas redes sociais que tinha encontrado a sua "mente".

Ora, aquele inverno americano, que fica bem em qualquer altura do ano, que aconchega e aquece a alma, está de regresso a Portugal, sendo Bon Iver o grande cabeça de cartaz da edição deste ano do festival NOS Primavera Sound que tem lugar no Parque da Cidade, no Porto, entre os próximos dias 8 a 10 de junho. Prometido está um encontro emocional de almas quase gémeas, ou não tivéssemos nós, portugueses, um apego especial por estas coisas da nostalgia e da melancolia. Chamam-lhe folk intimista ou pop ‘in a closet’, mas, este ano, o senhor Bon Iver até vem mais atirado para as eletrónicas, conforme mostrou no último disco ‘22, A Million’. A eletrónica e os sintetizadores são, aliás, os principais protagonistas do festival deste ano, especialmente através dos britânicos Metronomy e Aphex Twin (chamam-lhe o ‘enfant terrible’ da eletrónica), dos franceses Justice ou dos americanos Flying Lotus e Nicolas Jaar. No total, o evento reúne 47 projetos musicais.

Mas não é só pelo Parque da cidade que se fica a edição deste ano do Nos Primavera Sound. Pelo quarto ano consecutivo, o evento estende a sua programação ao centro do Porto. No dia 7, a invicta dá as boas-vindas ao público da sexta edição do festival, com uma programação distribuída por vários espaços da cidade. Cabe ao Hard Club, Café au Lait, Maus Hábitos, Passos Manuel e Plano B abrirem as hostilidades.

A ARMADA PORTUGUESA

Rodrigo Leão encabeça a armada portuguesa que este ano pode ser ouvida pelo Parque da Cidade. O músico português sobe ao palco na companhia do australiano Scott Matthew com quem editou o disco ‘Life Is Long’.  Mas há mais três projetos feitos em Portugal que merecem especial atenção: os Evols, os First Breath After Coma (independentemente da hora ou das condições meteorológicas, as estrelas prometem brilhar) e o grande Samuel Úria.

ENTRE O CÉU E O MAR

Com características únicas, o Parque da Cidade (localizado quase no final da avenida da Boavista, no Porto)  é o maior parque urbano do País com cerca de 83 hectares, localizado junto ao mar. São muitas as formas de lá chegar: de automóvel, autocarro ou mesmo de bicicleta. O NOS Primavera Sound recomenda a L & L Rent-a-Bike, onde por cada duas horas, dias, ou bicicletas alugadas todos os participantes do festival recebem mais uma! São apenas 25 minutos a pedalar do centro do Porto.

AGENDA

8 de junho - Cigarettes After Sex; Flying Lotus; Justice; Miguel; Rodrigo Leão & Scott Matthew; Run The Jewels e Samuel Úria   

9 de Junho - Angel Olsen; Bon Iver; Cymbals Eat Guitars; First Breath After Coma; Hamilton Leithauser; Jeremy Jay; Julien Baker; King Gizzard & The Lizard Wizard; Mano Le Tough; Nicolas Jaar; Nikki Lane Pond; Richie Hawtin CLOSE; Royal Trux; Skepta; Sleaford Mods; Swans; Teenage Fanclub; Whitney

10 de Junho - Against Me!; Aphex Twin; Bicep; Black Angels Death Grips; Elza Soares; Evols Growlers; Japandroids; Make-Up; Metronomy; Mitski; Núria Graham; Operators; Sampha Shellac; Tycho; Wand; Weyes Blood 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8